17 de junho de 2013

Vermoim x Santa Luzia FC-Comentários


"Pena a forma como iniciamos o jogo. Depois de termos, apenas, 10 minutos para activação geral (vulgo aquecimento), por acidente de um veículo que transportou a comitiva, o jogo não podia ter começado pior.
Aos 2 minutos já perdíamos por 3-0.
Se o ditado: há males que vêm por vem; faz sentido, então hoje  percebemos qual o seu significado. As minhas jogadoras decidiram não dar o jogo por entregue, e assumimos um compromisso: cumprir o modelo de jogo independentemente de qual viesse a ser o resultado final.
E rapidamente vimos os resultados. Conseguimos perceber qual a dinâmica ofensiva do Vermoim, como anular os seus pontos fortes, e estabilizamos o nosso jogo. Chegamos ao resultado de 4-3, a favor do Vermoim, com muita qualidade de jogo da nossa parte. Melhoramos o processo defensivo, passando a definir melhor entre as trocas e acompanhamentos; reduzimos os característicos apoios de centro do Vermoim; passamos a conseguir ter constantemente dois apoios curtos e a progressão do nosso jogo ofensivo foi aparecendo com naturalidade. O adversário foi trocando as suas jogadoras para tentar, com isso, desgastar-nos. Ao intervalo, estávamos a perder por 5-3.
Mesmo perdendo, eu senti obrigação de dizer, no intervalo, às minhas jogadoras que, depois dos minutos iniciais de completa desatenção competitiva, estavam de Parabéns porque passamos a discutir o jogo com o adversário, chegando mesmo a equilibrá-lo.

Entramos muito bem na 2a parte, tivemos minutos de boa qualidade de posse de bola, conseguindo penetrar na 1a linha defensiva do Vermoim com mais intencionalidade. Chegamos ao 5-4 e criamos sérios problemas ao Vermoim. Mas numa altura em que precisávamos de completo acerto ofensivo, voltamos ao mesmo da 1a parte, falhando três situações de 3-1, que nos poderiam fazer chegar ao empate.
O Vermoim, com toda a sua reconhecida qualidade, quando teve oportunidades na nossa baliza, fez o que uma equipa experiente tem de fazer: marcou. Fez o 6-4 e o 7-4.
Mas as minhas jogadoras numa atitude notável e que desta vez, me orgulharam imenso, não entregaram o jogo e ainda chegamos ao 7-5.
Como nota final, diria que ainda falhamos imenso na finalização e também na taxa de concretização das situações de superioridade numérica (a qualidade das nossas tomadas de decisão está a evoluir, mas ainda temos muito trabalho pela frente).
Posso ser parcial, mas fico com a sensação que se tivéssemos mais tempo de trabalho neste grupo esforçadíssimo e entusiasmante de jogadoras, já estaríamos a discutir os jogos com adversários com outra experiência competitiva.
Parabéns às minhas jogadoras que, em tempo recorde, chegaram a um nível competitivo que me agrada muitíssimo. Como elas já perceberam, somos um grande grupo e estamos a ficar uma grande equipa."


Sérgio Carvalho – treinador do Santa Luzia



"Este foi um jogo que começou da pior maneira possível para a minha equipa pois , inexplicavelmente, consentimos três golos antes do segundo minuto de jogo ...
Depois, mais concentradas fomos fazendo o nosso jogo, conseguindo em muitos momentos do mesmo demonstrar alguma da qualidade para a qual começamos a trabalhar à cerca de um mês e meio. Os progressos têm sido evidentes e o jogo de hoje demonstrou isso mesmo. Ainda que tenhamos muito trabalho pela frente tenho a certeza que atingiremos, a seu tempo, patamares de confiança e de excelência que nos façam jogar o jogo pelo jogo."

Parabéns ao Vermoim pela vitória e pela presença na final-four.

Maria-Capitã do Santa Luzia

Sem comentários: