27 de junho de 2013

SÉRGIO NO MAGIA


Eis a antevisão que Sérgio Carvalho escreveu para o Magia do Futsal:

"Esta final four terá como constituintes as quatro formações que melhor, e à mais tempo, trabalham com padrões de elevada qualidade no Futsal Feminino Português.
São quatro equipas com planteis bastantes estáveis, que nos últimos anos têm segurado as suas principais atletas.
Por isso, é com relativa naturalidade que chegam a esta fase vencendo os seus grupos da taça nacional.
Numa analise por equipa, e por ordem alfabética, diria:

Benfica - equipa com jogadoras de muita qualidade e com muita maturidade competitiva. Este ano melhoraram a qualidade do seu jogo, tornando-o mais eficaz.
A entrada da Rita Martins e do Alípio Matos foram, sem dúvida, dois pilares estruturais para reforçar a já muito solida estrutura benfiquista.
A solidez do seu jogo, o modelo de jogo perfeitamente definido são factores explosivos e vão, nesta final four, colocar com toda a certeza os pavilhões ao rubro.
Tem um nível de jogo emocionante, com pormenores tácticos ao nível do melhor que se pode fazer em Futsal.

Quinta dos Lombos - de todas as equipas é a que apresenta um conjunto mais homogéneo de jogadoras. Isto torna a Quinta dos Lombos num adversário forte, com muita qualidade técnica e táctica. 
A qualidade da sua formação é reconhecida por todos nós e não é de estranhar a chamada de um vasto número de jogadoras (5) aos trabalhos da Selecção Nacional, que se juntará logo após a final four.
Será um adversário muito difícil de bater nesta competição.
Como me diz a Fernanda Piçarra, a sorte dá muito trabalho.

Restauradores Avintenses - uma formação muito experiente, que tem um conjunto de jogadoras muito competitivas. Este factor, competitividade, é uma característica muito importante neste tipo de competições.
Para além da qualidade individual do plantel, o Restauradores tem um modelo de jogo muito bem definido e tipificado.
Esta época melhorou imenso no aspecto defensivo, definindo melhor entre trocas e acompanhamentos, jogando com as suas linhas defensivas mais "juntas", eliminando em grande número as transições ofensivas dos adversários e como tem jogadoras muito capazes e evoluídas nas tomadas de decisão, estão menos exuberantes mas muito mais eficazes, corrigindo os problemas do passado.

Vermoim - equipa muito forte nas transições ofensivas. Forte nas tomadas de decisão e na taxa de sucesso nas situações de finalização.
Os pequenos retoques no plantel têm sido cirúrgicos e, estes ajustes, vieram acrescentar irreverência e qualidade técnica ao seu seu jogo.
São muito maduras, nunca acusam a pressão dos jogos e estão muito habituadas a vencer. O grupo terá, certamente, no horizonte a conquista de mais um título nacional. Acho, no entanto, que as restantes equipas estão mais fortes do que no passado, o que obrigará o Vermoim a ser extremamente competitivo e a organizar-se muito bem a nível defensivo. O nível defensivo é, porventura, o factor menos forte da equipa.

Boa sorte a todas as formações, porque quem quer que venha a ser o vencedor, certamente, vai ser justo e o Futsal praticado nos pavilhões vai ser de extrema qualidade. 

Afinal, estarão presentes as jogadoras que, na sua maioria, constituem a nossa Selecção Nacional "A".

Pelo Futsal Feminino."

Sem comentários: