14 de junho de 2013

Comentário do Mister-SUPERTAÇA



Santa Luzia FC vs Castanheira

"Passadas que foram, apenas, 48 horas desde o nosso exigente e cansativo jogo da 2ª fase da Taça Nacional, chegou o momento de disputarmos a final da Supertaça de Viana de Castelo que nos opôs ao Castanheira.
O Santa Luzia chegou a esta final como Campeão Distrital e o Castanheira como vencedor da Taça Distrital.
Uma nota que gostaria de deixar aqui expressa tem a ver com o facto de pensarmos que só mesmo por descuido, desrespeito ou desinteresse, completo, pelo trabalho de um clube que está a participar numa fase tão exigente como é a Taça Nacional, é que é agendado uma final desta competição distrital para esta data. Reforço que jogamos sábado, dia 08 de Junho, com a Novasemente e segunda-feira, dia 10 de Junho, tivemos de jogar a final.
Não terá o Santa Luzia, como representante do distrito no próximo Campeonato Nacional, direito a alguma deferência? Não por ser o Santa Luzia, entenda-se, mas por ser um clube, como outro qualquer, que não tem jogadoras profissionais no seu plantel e que mesmo os clubes profissionais são contemplados com o mínimo de 72 horas de intervalo entre competições.
Se assim é então é porque deve ser importante o tempo de repouso ou tudo o que aprendemos na nossa formação como treinadores e professores, pouco ou nada conta!
Acho que nem mesmo o nosso adversário teria qualquer objecção a este pedido, uma vez que todos os presentes entendem, e sabem, o trabalho que estamos a fazer de preparação do próximo Campeonato Nacional de Futsal Feminino que tão positivo vai ser para o distrito de Viana do Castelo. Mais, se o adversário tivesse que ganhar a competição, nós, como no final deste jogo o fizemos, entregaríamos os mais cordiais Parabéns, como compete a um grupo de pessoas de bem e que estão no desporto com uma postura de valores que não se regem, apenas, por vitórias.
Feita esta introdução que deverá servir de alerta, se as entidades estiverem dispostas a reflectir com o único objectivo da melhoria da qualidade do Futsal Feminino do distrito eu diria que sobre o jogo tenho que de uma forma agradecida dar os Parabéns às minhas jogadoras. Fizeram uma primeira parte de enorme esforço, criando inúmeras oportunidades de finalização e só mesmo o cansaço de um plantel, poderá justificar a falta de eficácia. Enquanto conseguimos manter o nível do jogo, por motivos de ordem física, fomos claramente superiores na partida (ver vídeo da partida).
Como a história nos ensinou, quem não marca, sofre. Assim foi. Numa total desatenção nossa, permitimos ao Castanheira chegar ao primeiro golo da partida.
Mas como a minha equipa, por mais cansada que esteja, já me está a habituar a nunca dar um jogo como vencido, ainda vi as minhas atletas a fazerem um esforço enorme para continuar a provocar na baliza adversária variadas situações de finalização. Quase ao chegar o intervalo, obtivemos o golo do empate. Quanto à justiça do golo obtido penso que estarão todos os intervenientes de acordo.
 Na segunda parte, tivemos de efectuar constantes alterações na equipa, para que as jogadoras fossem descansando alguns minutos, porque mesmo querendo, lutando, as forças iam-se esgotando.
O adversário tem um jogo muito característico, de jogo directo para o pivô (que fez um jogo de boa qualidade, quero salientar), obrigando a minha equipa a baixar, constantemente, as linhas quando a guarda-redes colocava, neste, a bola de uma baliza à outra.
O jogo, por vezes, é muito mais simples do que o parece e o Castanheira jogou simples, mas eficaz.
Tem no seu plantel algumas jogadoras que tendo a possibilidade de jogar a um outro nível competitivo, poderiam, e seriam, boas surpresas para a modalidade que tanto precisa, a nível nacional,  de atletas de qualidade. Neste nosso adversário, como noutros nas diversas divisões, emergem boas executantes que só precisavam de ter a ambição de querer ir mais longe.
 Endereço, como o fiz no final do encontro, os meus Parabéns ao adversário, porque quem ganha, em desporto, é sempre justo. De realçar a conversa franca que tive com treinador e director do adversário, no final do jogo. Trocamos ideias e eu tive oportunidade de exprimir a vontade que orienta o Santa Luzia em contribuir para a melhoria da qualidade do treino e do jogo no Futsal Feminino na região a que os nossos clubes pertencem.
Uma palavra final para a excelente organização deste evento, com as bancadas cheias de adeptos e simpatizantes das duas equipas e até muitas jogadoras de futsal do distrito; para a presença de vários orgãos de comunicação social; para o facto de termos sido dirigidos por duas árbitros, senhoras (que fizeram um trabalho positivo que, realço, nada influenciaram no resultado final) e para o facto de eu continuar a sentir nas praticantes de futsal feminino uma alegria enorme em jogar este jogo que todos nós adoramos.


Parabéns ao Futsal Feminino"

Sem comentários: