7 de junho de 2013

SUPER TAÇA DA AFVC

É no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora que decorre, na segunda feira, 10 de Junho de 2013, ás 18 horas, a ultima prova de futsal da AFVC .
Santa Luzia FC e ACDCastanheira voltam a encontrar-se alguns meses depois da disputa da Taça da AFVC onde o Castanheira levou a melhor e levantou o caneco num jogo muito disputado e emocionante até o seu final.
                      
Naturalmente que ambas as formações estarão motivadas para alcançar a vitória no jogo sendo certo que só uma arrecadará o titulo .
Em dia de feriado nacional estão reunidos todos os condimentos para um excelente espectáculo de futsal .
Sérgio Carvalho , que assumiu as funções de técnico do Santa Luzia FC depois de terminado o Campeonato Distrital da AFVC vai pela primeira vez dirigir a equipa em jogo para o obtenção de um titulo distrital .
Ficamos com alguns considerandos que o mesmo faz sobre o futsal e o jogo:"Este penúltimo jogo da temporada, talvez vá ser um dos mais importantes da época, tendo em conta que se disputa um título, assegurada que está  a presença no próximo campeonato nacional.
O Santa Luzia chega a esta final como campeão distrital e este mérito gostaria de o atribuir a todas as minhas jogadoras, à anterior equipa técnica e a toda a estrutura que acompanha este projecto. Este é um reconhecimento, para mim, muito importante de ser feito, porque todos estes elementos fizeram tudo o que estava ao seu alcance para atingir esta meta.
Gostaria de aproveitar este espaço para manifestar a minha admiração pelo facto de ler em blogs de clubes do distrito, várias entrevistas a jogadoras que referem: "eu tenho ambições de ser jogadora de futsal e jogar ao mais alto nível, eu quero chegar a outros patamares, eu tenho um sonho de chegar à selecção nacional."
Pasmo-me quando sei que algumas dessas jogadoras colocam como condição para irem para esses projectos, a exigência de levarem consigo uma ou mais jogadoras suas amigas para que sintam confortáveis. Assim, nunca mais o futsal feminino evolui em Viana, a não ser que os responsáveis directivos dos clubes queiram patrocinar uma equipa B para esses casos...
Qual o futuro das equipas de topo de cada distrito? Contratar jogadoras já formadas para os seus quadros provenientes de outras associações? Como é que os clubes com projecto estruturado podem gerir esta situação? Deve um treinador trazer consigo um número enorme de jogadoras que quando ele sair também vão consigo, deixando os clubes sem formação de qualidade?
Eu não tenho duvidas: Não, não devem. Devem formar, devem potenciar a qualidade das jogadoras dos clubes e do distrito onde trabalham, se houver possibilidade para isso.
Será que alguma jogadora põe como condição à sua chamada à Selecção Nacional A, levar o seu grupo de amigas? Pois ... não sei ... talvez!
Corro o risco de ser impopular falando abertamente sobre este tema mas, muito honestamente, não me preocupa nada isso. Apenas me move o sentido de missão, o sentimento nobre de ensinar e a enorme paixão pelo Futsal!
O que querem as praticantes femininas para o Futsal?
A evolução do mesmo ou apenas o "sucesso do seu quintal?"
Fica aqui a minha reflexão por saber que vai ser lida por muitas jogadoras, apesar de não ser, apenas, um fenómeno localizado nesta região.
Termino com o desejo que esta final seja uma festa para o futsal feminino do distrito e que sirva, também, para que as atletas das várias equipas de Viana do Castelo comecem a interiorizar que, se todas quiserem, se lutarem pelo Futsal Feminino, em futuros eventos desta ordem poderão, também, estar presentes.
Vamos para esta final com o intuito de a ganhar, porque como alguém disse, as finais são para se ganhar e não para se jogarem, apenas."


Sandra Leitte , a emblemática e experiente jogadora do Santa Luzia FC,  que se viu impedida ,por lesão, de dar o seu contributo à equipa  na segunda fase da Taça Nacional, deixou-nos a antevisão do jogo:" Este é o jogo que encerra a época distrital visto o Santa Luzia ainda ter de realizar mais um jogo no nacional. Costuma-se dizer que a Super Taça é a festa do futsal e eu espero que assim seja. Frente a frente vão estar  as duas equipas que ganharam títulos esta época, nós o Campeonato e o Castanheira a Taça por isso aguarda-nos um jogo bastante intenso dentro de campo. Ambas as equipas tem argumentos para levantar o troféu , mas  tudo faremos para o conquistar e dar mais uma alegria a todos os adeptos e a todas as pessoas que acreditaram ao longo do ano no nosso trabalho. Espero que seja um jogo bem disputado e acima de tudo com fair play. Espero que as pessoas se desloquem ao pavilhão fiquem agradadas e que sintam no nosso distrital também se pratica bom futsal. JUNTAS NUM SÓ RITMO.GO SANTA!"

Sem comentários: