13 de maio de 2013

Santa Luzia 1 Escolas de Gondomar 1




No passado sábado, o ringue de jogo de Monserrate, ficou razoavelmente emoldurado, por aqueles que vieram assistir em Viana do Castelo à primeira jornada da segunda fase da Taça Nacional 2012/2013 que juntou a equipa da casa, Santa Luzia FC com as Escolas de Gondomar.

O cinco inicial do Santa Luzia FC foi constituído por: Rosa, Maria, Mariana, Sofia e Xana. Entraram depois em jogo: Marina, Nocas e Anaisa.
O único golo do Santa Luzia FC foi marcado por Mariana. 
Em baixo o comentário ao jogo do treinador Sérgio Carvalho:




"Num jogo em que as duas partes tiveram mesmo sentidos diferentes, podemos assistir a um excelente jogo de futsal. Quem se deslocou a Viana do Castelo pode testemunhar um  jogo com vários condimentos que nos fazem a todos adorar esta modalidade. Tivemos classe, emoção, atitude competitiva e incerteza no resultado até final.


Neste regresso à competição, as duas formações  apresentaram-se num nível muito aceitável. Não tendo nenhuma da equipas, como objectivo a curto prazo, o título nacional - mas antes saborear a estada no próximo campeonato nacional e fazer um campeonato longe de sobressaltos -  praticaram neste encontro um futsal muito positivo, demonstrativo do campeonato que querem fazer e da forma profissional como estão a encarar esta janela de oportunidade no futsal nacional.

Na primeira parte entramos no jogo muito focados no cumprimento das tarefas colectivas, anulando os pontos fortes do adversário e, aos poucos, tentamos introduzir as novas variantes do modelo de jogo. E conseguimos!
Surpreendendo as Escolas de Gondomar, fomos criando várias situações de finalização, vendo-se o adversário obrigado a efectuar constantes reajustes tácticos. Este foi, sem duvida, o nosso melhor período na partida.

Numa dessas acções ofensivas chegamos ao golo colocando, nesse momento, a justiça no resultado. A minha maior preocupação estava centrada no índice físico da minha equipa e com a provável quebra dessa condição para a segunda parte.

O jogo seguiu com a criação de inúmeras situações de finalização e quer nós quer o adversário, fomos dividindo as oportunidades de golo num ritmo muito elevado.

Resultado ao intervalo: 1-0.

"Na segunda parte o adversário alterou a dinâmica ofensiva e provocou-nos muitas dificuldades. Com os seus, constantes, apoios de centro e 2x1 na ala, obrigou-nos a  reajustar o posicionamento, tendo mesmo que alterar o sistema defensivo. Demoramos um pouco a anular esta nova dinâmica adversária.
As Escolas de Gondomar criaram, nesta metade do jogo, varias situações de perigo junto da nossa baliza, que teve na nossa guardiã uma barreira, quase, intransponível. Nós fomos recuperando a estabilidade do nosso jogo e a meio da segunda parte já tínhamos igualado as oportunidades de golo que o adversário tinha criado, mas que a nossa guarda-redes tinha, serenamente, evitado.

E entre oportunidades numa e noutra baliza, consentimos o 1-1 num lance em que uma adversária recebe a bola dentro da área, sem qualquer pressão, no meio de várias jogadoras nossas ..., mas que colocou justiça no resultado. Foi pena, porque depois de tanta qualidade no processo defensivo, fomos "oferecer" um golo. Mas, na verdade, nós como o adversário, criamos variadíssimas oportunidades claras para marcar mas não o fizemos e os golos que obtivemos foram em lances de menor grau de dificuldade para as guarda-redes das duas formações. Registei com muito agrado o excelente trabalho das duas guarda-redes, o que vem demonstrar, que também neste sector, o treino e o melhoramento de competências está a ser levado muito a sério.

Bom, e a partir deste momento - do golo da igualdade, que veio a ser o resultado final - o jogo ficou muito partido e poderiam ter ocorrido golos numa e noutra baliza.
Tanto o Santa Luzia como as Escolas de Gondomar, tentaram ganhar o jogo, nunca recorrendo a mecanismos excessivamente defensivos e de linhas baixas, como estratégia para vencer a partida. Notável mesmo esta atitude das duas equipas!

Termino, dizendo que acho o empate justo face à qualidade de jogo que todos apresentamos, mas na verdade a haver empate, deviam ter sido marcados mais golos,  golos esses que retratassem a qualidade do jogo apresentado dentro da quadra.

Para nós foi o sentir que o trabalho compensa e o lançamento das bases para o futuro."




O link do vídeo editado do jogo:http://m.youtube.com/watch?v=s-3A0wXsKYw



Sem comentários: