14 de outubro de 2013

EM FORMAÇÃO

O Santa Luzia FC esteve presente , no passado sábado, na ação de formação organizada pelo gabinete técnico da AFVC, sob o tema “Modelo de Jogo da Seleção Nacional de Futsal” que teve  como orador o Prof. Jorge Bráz.
Sendo uma sessão formativa aberta a todos os interessados o Santa Luzia FC não se fez de rogado e além dos técnicos das equipas seniores Manuel Ventura, Sérgio Carvalho e Pedro Rebelo, estiveram na Casa do Povo de Lanheses, a equipa feminina sénior e os diretores Luís Rodrigues e António Cambão.
Numa linguagem muito acessível e exemplificada com exercícios de treino foi explicado aos presentes o modelo de jogo da seleção nacional ficando ,entre outras, a ideia transversal a todo o tema que o importante são os fundamentos  básicos do futsal  e que esse  trabalho  tem de ser desenvolvido pelos  clubes para nas seleções  apenas ser necessário harmonizar as  competências do atletas.
Naturalmente que no plano do “dever ser” é objetivo de todo o atleta representar o seu país na modalidade que pratica e  de todo o clube colocar os seus atletas nas seleções. O Santa Luzia FC não foge a esse plano, no entanto, tem consciência do longo caminho que tem de percorrer.
A realidade do futsal do nosso distrito é o resultado de muitos anos de sub desenvolvimento mental dos dirigentes desportivos  e estrutural, ou seja, a formação dos atletas desde tenra idade nunca foi preocupação e a existência de tempo/espaços de treino, como agora, era escassa ou inexistente.
A nossa realidade é que os nossos atletas seniores, com sorte, porque encaminhados no desporto escolar para a modalidade, muito graças ao trabalho que tem sido desenvolvido por alguns professores de educação física, como o Prof. Rui Silva no feminino , começam a praticar futsal com  15 anos. O grosso nem essa sorte tem.
No escalão sénior, sem o tempo necessário para o fazer, os treinadores precisam  mesmo de identificar, trabalhar e treinar o que é básico do futsal.
O Santa Luzia FC,  arranca esta temporada com as equipas juniores “B” masculinos e “ A” femininos que se iniciam em competição nos dias 21 de Novembro e 19 de Outubro de 2013 , respectivamente, orientadas por técnicos qualificados,  competentes e interessados.
As escolinhas, planeadas e organizadas desde a época passada, por falta de horas/espaço de treino só podem arrancar na próxima época, pelo que fomos obrigados a aguardar, mas não desistimos .
Referiu o Prof. Jorge Braz, em contexto de formação , “ Segue , que para a frente é a vida”.
No Santa Luzia também queremos seguir para a frente e fazer qualidade.
SIGAAA!

Sem comentários: