21 de março de 2012

Balneário ou a insustentavel leveza do nada

Assumindo as funções de director do futsal feminino do Santa Luzia FC no término da época passada, tarefa que assumi pela primeira vez, confesso que fiquei bastante confuso com a preocupação manifestada pela grande maioria das atletas que contactei para a presente época quanto ao receio do ambiente do "balneário".
Da minha pequeníssima experiência , que vale o que vale, o "balneário" não se reduz ao espaço físico utilizado pelas atletas e equipa técnica ou a quem ele habitualmente tem acesso e muito menos se reduz ao entendimento comum e geral que o que faz um "balneário" é um grupo de amigas que se reúne para treinar ou jogar.
Entendo que o que faz o "balneário" é a organização e o respeito.
A organização enquanto definição do papel de cada um e da hierarquia dentro de um todo com objetivos definidos.
O respeito, enquanto interiorização individual e coletiva dos princípios traçados, abertura para a responsabilização e aprendizagem e confiança na competência de todos os agentes do clube.
Uma das minhas competências enquanto diretor do Santa Luzia FC , não foi isolar os diversos agentes da secção que dirijo mas estimular a avaliação critica de todos no compromisso assumido da responsabilização e aprendizagem, imbuindo o discurso e a ação no reforço da confiança e da tolerância.
O "balneário " é antes de tudo filosofia, principo, tolerância, integração e missão.
Temos sido felizes com o modelo que adoptamos no Santa Luzia FC e a avaliação que fazemos é muito positiva.

Luis Rodrigues
Diretor do futsal Feminino do Santa Luzia FC

Sem comentários: