26 de julho de 2014

LILIANA SOUSA REFORÇA A BALIZA DO SANTA LUZIA


Liliana Sousa, mais conhecida por "Li", reforça a equipa sénior feminina do Santa Luzia e vem, assim, dar corpo a uma ideia de projecto lançado, à cerca de 1 ano com a chegada do campeonato nacional, pela nossa sempre disponível direcção e pelo nosso treinador Sérgio Carvalho.

"A Li é uma guarda redes muito experiente, com uma qualidade sobejamente reconhecida, dona de uma maturidade na baliza capaz de enervar qualquer adversário (que o digamos nós nos dois jogos que disputamos a época passada) e  com qualidades humanas que nós, tanto, valorizamos" - Sérgio Carvalho em declarações ao nosso site.

Em entrevista ao departamento de comunicação, "Li" deixou-nos as seguintes palavras:

Liliana Sousa, é com muito prazer que te vemos integrar o nosso quadro de atletas seniores femininas de futsal.
Foste um pedido da nossa equipa técnica e lutamos pela tua contratação com todas as nossas forças. Está feito. Bem-vinda.
O nosso técnico Sérgio Carvalho e o nosso treinador de guarda-redes, Pedro Rebelo, estão muito motivados porque a tua chegada vem melhorar a já muita qualidade do nosso núcleo de guarda-redes.

A competitividade entre as jogadoras que alinham nesta fenomenal e apaixonante posição, está garantida. Isto é muito saudável.

As maiores felicidades “Li”.

E como é de bom tom, gostaríamos de iniciar esta entrevista,  perguntando-te quais os motivos que te fizeram optar pelo projecto do Santa Luzia?

Antes de responder à pergunta gostaria de agradecer ao Mister Sérgio Carvalho por todo o seu empenho e pela grande cordialidade demonstrada no desenrolar de todo este processo.
Respondendo agora à questão, já há algum tempo que tenho acompanhado o trajeto do Santa Luzia e mesmo para quem acompanha de fora é percetível a solidez do projeto do clube, é notória a ambição que quer jogadoras quer equipa técnica e direção têm. 
É um clube que valoriza o futsal feminino e proporciona às suas atletas as melhores condições possíveis para que consigam evoluir como jogadoras e como seres humanos. 
Tem uma equipa técnica de grande competência e com uma incansável vontade de vencer e colocar o clube num patamar superior a nível do futsal feminino nacional. É um projeto ambicioso mas exequível e bastante aliciante para qualquer atleta como tal não tive dúvida em aceitar este convite.

Tens no teu vasto percurso desportivo, passagens por clubes de referência na modalidade, como por exemplo o Vermoim e, muito recentemente, fizeste parte da equipa da Rede Jovem Mogege; estiveste presente nos play off no 1º campeonato nacional de futsal feminino e tiveste uma perspectiva privilegiada sobre o campeonato nacional feminino da 1ª divisão.
É por isso que gostaríamos de ouvir a tua opinião sobre a prestação do Santa Luzia neste primeiro campeonato nacional e como perspectivas o futuro da nossa equipa?

Como já referi eu tive oportunidade de assistir a alguns jogos da equipa para além daqueles em que tive o Sta. Luzia como adversário e não tenho dúvida em afirmar que o Santa Luzia foi das equipas que mais evoluiu nas últimas épocas, fruto de todo o trabalho e dedicação das suas atletas e equipa técnica. Penso que o clube teve uma excelente prestação quer no campeonato nacional quer na taça de Portugal. Estou convicta que, com as entradas das novas jogadoras, a equipa ficará ainda mais forte e terá todas as condições para lutar por um lugar bem mais acima na tabela classificativa.

És uma guarda redes com uma enorme maturidade competitiva. Tens um nível técnico muito elevado, um dos factores que cativou e que nos despertou, desde sempre, interesse à nossa equipa técnica, mas que só este ano é que foi possível materializar este interesse, em contratação.
Como te defines como guarda redes? Quais as tuas principais características?

Acima de tudo sou uma guarda redes já com alguns anos de baliza o que me concede maior tranquilidade e maior rapidez na hora de decidir. Eu sinto alguma dificuldade em me definir como GR mas penso que sou uma GR com bons reflexos, boa técnica de baliza, boa capacidade de decisão e também alguma loucura pois ninguém no seu perfeito juízo é guarda redes de futsal.

Na tua análise e experiência relativamente à competitividade do campeonato nacional, como perspectivas que será o nível da próxima edição?

Na minha opinião e depois de fazer uma retrospetiva do que foi o 1º campeonato nacional, penso que a próxima edição terá um nível ainda mais elevado do que a que terminou. A época que passou foi rica em surpresas, onde as equipas ditas “favoritas” não conseguiram demonstrar em campo esse favoritismo, acabando o Golpilheira, com todo o mérito pelo excelente trabalho realizado, por arrecadar o título. Na próxima época cada jogo será uma final e todas as atletas/equipas terão que treinar/jogar sempre ao mais alto nível caso contrário não conseguirão alcançar os seus objetivos.

E, por último e não menos importante, quais são as tuas expectativas relativamente ao desempenho da nossa equipa – Santa Luzia – no próximo campeonato?

Sem dúvida que as minhas expectativas são elevadas pois o Santa Luzia fez um grande esforço e reforçou-se com excelentes atletas em todas as posições, atletas com grande experiência no futsal o que irá trazer maior maturidade à equipa e fará com toda a certeza com que as atletas mais jovens cresçam e se tornem mais fortes. Penso que esta será a época de confirmação do Santa Luzia, mas também a época do clube assumir toda a sua força e lutar pelos lugares cimeiros da tabela classificativa. Estou certa que todas as atletas, equipa técnica e dirigentes tudo farão para que isso possa ser uma realidade.

Sem comentários: