23 de julho de 2014

DIANA ROBALINHO RENOVA PELO SANTA LUZIA



Diana Robalinho, tu és uma renovação no actual plantel às ordens de Sérgio Carvalho.

O Santa Luzia deseja-te as maiores felicidades nesta nova época. Toda a estrutura espera de ti o mesmo empenho e comprometimento dispendidos na época passada. Pelo teu empenho, a equipa técnica revalidou-te o convite para a próxima temporada.

Tens passagens por clubes como a Novasemente e o Lourosa, mais recentemente. Vais para a segunda temporada ao serviço do Santa Luzia. Já tens experiência suficiente para fazeres um balanço do trabalho realizado na nossa instituição.

O que te começamos por perguntar é como tu vês o crescimento da nossa equipa sénior feminina desde a tua chegada?

O crescimento da nossa equipa foi notável em vários aspetos, desde do jogar coletivo e tudo o que isso envolve (decisões da equipa técnica/direção) até ao crescimento individual de cada atleta quer a nível técnico-tático como e, principalmente, psicológico. Destaco o aspeto psicológico porque a intensidade do campeonato nacional foi de tal forma nova para toda a gente que foi preciso cada uma procurar, refletir e encontrar a sua motivação para fazer frente aos acontecimentos. Diria que foi um crescimento saudável, e digo saudável pois fez-nos passar por dificuldades e obstáculos de certa forma esperados, mas que nos fizeram mais fortes, mais confiantes e determinados em seguir o caminho traçado atingindo, deste modo, um dos objetivos propostos: a manutenção no campeonato nacional feminino.

O crescente aumento de qualidade do jogo dos adversários presentes no campeonato nacional de futsal feminino, obriga todos os intervenientes a elevarem a fasquia da qualidade do seu trabalho.

Na tua opinião, sendo tu, também, professora de educação física e treinadora de escalões de formação, como vês o trabalho realizado no Santa Luzia nesta exigente adaptação ao crescente aumento qualitativo do campeonato nacional?

O trabalho realizado no Santa Luzia foi notório e falado de forma positiva por várias pessoas que acompanharam o nosso percurso ao longo desta época, o que por si só demonstra que ouve um trabalho cuidado e coerente por parte de toda a estrutura do clube, mas fundamentalmente, por parte da equipa técnica. Isto porque não é só ter uma ideia de jogo e coloca-la em prática, é preciso saber implementa-la e fazer os reajustes necessários perante o grupo de jogadoras que temos à nossa frente. Acima de tudo é preciso fazer com que todos acreditem nessa mesma ideia de jogo e a vivam sem refutar. Contudo, para se ter sucesso em todos os momentos é necessário adaptar o modelo de jogo consoante as caraterísticas do nosso adversário. Para isso serve o chamado scouting. Na minha opinião, não só no desporto enquanto treinador ou professor, como também enquanto seres humanos, devemos ser capazes de analisar, refletir e adaptarmo-nos às circunstâncias e ao contexto em causa. Portanto, penso que o Santa Luzia soube acompanhar devidamente o aumento da qualidade dos adversários e por esse motivo se manteve no campeonato nacional.

És uma jogadora que gostas muito de pressionar a portadora da bola e que trabalhas com grande foco de concentração nas tarefas que te são confiadas.
Achamos que concordarás com esta análise.

Pois o que queremos saber é como te vês/defines como jogadora. Quais são os teus pontes fortes?

Não gosto muito de falar de mim, mas enquanto jogadora diria que sou aquilo a que chamamos de jogadora defensiva devido, em grande parte, às primeiras pisadas que dei no futsal, isto é, focaram-se fundamentalmente no saber defender. E hoje sou grata por isso, pois sei que um dos meus pontes fortes é o saber roubar bola. Esperar o momento certo, colocar o corpo no ângulo certo e agir no momento certo. Daí gostar de pressionar a portadora da bola, de preferência num movimento coletivo, isto porque se no momento não consegui roubar bola, com certeza dificultei o passe e consequentemente facilitei a recuperação da bola por parte da minha colega e vice-versa. Para além disso considero-me uma jogadora com alguma rapidez. Gosto do contra-ataque rápido, do jogar a “dois toques” e saber aproveitar os momentos de superioridade numérica no jogo. A nível psicológico penso que tenho a maior arma a meu favor: gostar de trabalhar. Aprecio a disciplina, o rigor e estou sempre pronta para aprender, mas acima de tudo adoro jogar futsal.

É certo que todas as atletas devem ver no desempenho colectivo o grande suporte do seu sucesso individual (e não o contrário). Sabemos bem que tu partilhas desta opinião.

Mas o sucesso individual potencia, fortemente, o sucesso colectivo.
Estão interligados, é uma verdade irrefutável.

Robalinho, muito honestamente,  gostaríamos de saber quais são os objectivos, individuais, para a próxima temporada?

Muito honestamente, os meus objetivos nesta época passam por me destacar ainda e cada vez mais pelas minhas caraterísticas defensivas, isto é, ser a melhor na defesa. Mas também pretendo arriscar mais nos momentos individuais ofensivos, quer na finalização quer no drible. Sei que no fundo tenho capacidades para isso, porém ficam por vezes reprimidas pela insegurança de falhar. E nesta época pretendo continuar a colmar a falta de confiança que teima em aparecer. Resumindo, quero evoluir a cada treino e a cada jogo tanto a nível desportivo como pessoal, usufruindo de tudo o que o futsal me traz de positivo na vida e aproveitar o menos bom para crescer.

E, por último e não menos importante, quais são as tuas expectativas relativamente ao desempenho da nossa equipa – Santa Luzia – no próximo campeonato?

Relativamente ao próximo campeonato tenho grandes expectativas para a nossa equipa. Após um ano de convivência, de troca de ideias e conhecimentos acredito que estamos ainda mais fortes, mais confiantes e determinadas em seguir o tal caminho traçado desde o primeiro dia. O entrosamento é algo crucial numa equipa, algo que só se consegue com o passar do tempo, com os treinos e com o trabalho. De facto, era algo que eu senti que nos faltava. Mas hoje quando treino já não sinto isso, daí estar mais do que nunca motivada para a próxima época e confiante que a nossa equipa irá fazer um grande campeonato e surpreender tudo e todos.
O único passo entre o sonho e a realidade é a atitude…"

Sem comentários: