21 de janeiro de 2014

Fomos Equipa e o resultado ficou à vista !

Taça de Portugal

4 Eliminatória

19 11 2014

Vitória de Santarém 3 Santa Luzia 5


Sérgio Carvalho

Comentário ao jogo

Uma deslocação que nos fez viver um dia muito importante na história do clube e da modalidade.

A 1a edição da Taça de Portugal de Futsal Feminino está a demonstrar que a modalidade está em franca expansão no nosso País. Mais uma vez endereço os meus Parabéns à equipa da FPF que tornou este acontecimento possível.

Antes de entrar na análise ao jogo propriamente dito, gostaria de, em meu nome e em nome da instituição que represento - Santa Luzia, deixar um sincero agradecimento às pessoas de Santarém pela hospitalidade que nos receberam e pela ajuda que nos  prestaram na nossa passagem pela sua cidade.
Obrigado!

Um jogo que requeria da nossa parte uma enorme dose de concentração para conseguir gerir e manter a posse de bola por largos períodos de tempo, uma vez achávamos que o adversário optaria, como se veio a verificar, por jogar completamente atrás da linha da bola e com a sua 1a linha colocada bem atrás do meio-campo. Nada contra. São estratégias.

Um dos nossos objectivos para este jogo, passava por manter a posse de bola longe da 1a linha defensiva adversária, esperando que num determinado momento o bloco defensivo se abrisse e nos possibilitasse criar situações de finalização. Tínhamos ordens para privilegiar o jogo exterior, arrastando a equipa adversária para, depois, trabalharmos o lado contrário da bola.
Avisados que estávamos para esta dificuldade, não fomos muito astutos e pacientes. Ainda estávamos a estudar o jogo quando perdemos uma bola, à frente do meio campo, possibilitando ao Vitória de Santarém desenvolver um rápida transição ofensiva e chegar ao golo.
Não foi, de certo, a melhor forma de entrar na partida.

Bom, mas como quando se define uma estratégia para um jogo, e quando se verifica que o adversário está, de facto, a jogar da forma que nós pensávamos que iria fazer, então, não vale a pena alterar nada nem lançar alarme para dentro da quadra. Tínhamos era que fazer o que definimos para este jogo.
Logo de seguida chegamos ao empate e, no minuto seguinte, passamos para a frente no marcador. Fez-se justiça, mas o jogo estava muito longe de terminar ou de perder a emoção.
O Vitória de Santarém nunca baixou os braços, jogou sempre muito fechado e, constantemente, à espreita de um erro nosso para lançar um contra-ataque, arma aliás que foram muito eficazes. Apresentaram uma excelente velocidade de deslocamento, mesmo até superior à nossa, e fizeram-nos perceber que nunca dariam o jogo por terminado.
Num lance de estratégia - livre, chegam ao 2-3 e "renascem" para o jogo.

Nós não tínhamos necessidade de passar por dificuldades, porque a percentagem de posse de bola foi tão elevada, o volume de jogo ofensivo foi tão forte, as situações de finalização com perigo eminente de golo foram tantas, que só por culpa nossa é que não fomos para o intervalo com um resultado mais dilatado.

Voltamos para a 2a parte serenos, à espera de chegar ao quarto golo e obrigar o adversário a desfazer a muralha defensiva, dando-nos mais espaço para jogarmos.
Quem não marca, normalmente, sofre e assim foi. O resultado chegou ao 3-3 e em boa hora isso aconteceu porque nos fez "despertar".
Foi tal a superioridade que evidenciamos, também, a partir deste momento que  não espantou, certamente, nenhum dos presentes que tenhamos chegado ao 3-4 e ao 3-5.
Justiça pela qualidade de jogo que apresentamos, mas muito mérito do adversário que nos soube estudar bem e atrasar os golos ao máximo.

Nós fizemos história, passamos à próxima fase da competição e, sem dúvida, que trouxemos uma vitória muito importante para a nossa motivação. O que temos pela frente é muito duro e a minha equipa tem apresentado um bom nível de jogo, não obstante pecar pela baixíssima taxa de eficácia na finalização. É um assunto que, também, é da minha responsabilidade e que teremos que resolver a curto prazo. Melhoramos bastante do ultimo jogo do campeonato para este jogo, mas estamos muito longe do que temos que apresentar.

Fomos Equipa e o resultado ficou à vista de todas as minhas jogadoras!

Siga caminhando.

Pelo Futsal Feminino


Sem comentários: