3 de março de 2014

EMPATE NO JOGO DE SAÍDA

Campeonato Nacional de Futsal Feminino

2a fase

1a jornada


Esc Gondomar vs Santa Luzia
18 horas
2 de Março de 2014


Na senda do objetivo de permanecer no Campeonato Nacional de Futsal Feminino o Santa Luzia FC vai traçando o seu caminho na prova na fase “a eliminar”.
Com um ligeiro amargo na boca proporcionado pela ideia que o resultado do jogo com as Esc. Gondomar , 3-3, poderia ter sido outro e a vitória lhe podia ter sorrido  atento ao decurso do jogo e da prestação efetuada em campo, sem desprimor para o mérito  e competência demonstrada pelo adversário no 5x4,  para o Santa Luzia FC  continua tudo na mesma porque  continua com a  vantagem pontual e classificativa  que lhe foi conferida  sobre os seus adversários.
Como sempre a equipa trabalha arduamente á semana para  a obtenção da melhor performance possível nos jogos que disputa e é o que vai continuar a fazer contribuindo seriamente e  empenhadamente para que todos os fatores do jogo se conjuguem a seu favor.
O comentário à partida de Sérgio de Carvalho:

Agora, cada jogo é uma final!
Entramos no jogo com a missão de anular os pontos fortes do adversário e de implementar o nosso modelo de jogo com muita ponderação.
O jogo nos primeiros minutos esteve muito "encaixado" com a minha equipa e a da esc gondomar a tentar não correrem grandes riscos.
Numa desatenção nossa o adversário fez o seu primeiro golo na partida, golo esse de fino recorte técnico de uma jogadora que tem revelado muita qualidade neste campeonato.
Nós, estamos muito mais "adultos", não perdemos os nossos princípios e, rapidamente, chegamos ao golo do empate, num livre direto,
A estratégia que preparamos para este jogo deu resultados práticos e conseguimos chegar ao 1-2 numa situação de 3x1 muito bem finalizada pela nossa pivô que está a fazer um trabalho de muita qualidade.
Chegamos ao intervalo com a justiça no marcador.
Esperávamos que o adversário viesse subir as suas linhas para a segunda parte e que nos tentasse condicionar o jogo, logo na primeira fase de construção, mas nós, avisados para isso, conseguimos manter a identidade e, certamente, não espantou ninguém presente no pavilhão, quando nos viram chegar ao 1-3.
Sentimos que tínhamos o jogo controlado, e achávamos que os três pontos iriam connosco para casa.
O que é belo no Futsal é que nunca se pode considerar como ganho um jogo, sem que este tenha terminado. Parece "La Palice", mas hoje fez-nos falta o saber interpretar o óbvio.
O adversário lançou o 5x4, nós reajustamos o nosso posicionamento, seguramos as primeiras movimentações do adversário, mas viemos a sofrer o segundo golo numa finalização ao segundo poste, estando a minha equipa devidamente avisada para o facto do adversário, quando rodava a bola para a ala contrária, tentar "afundar" e jogar de primeira para o segundo poste. Assim foi e nós deixamos-nos surpreender.
Estávamos, também, a preparar o nosso 5x4 quando sofremos este golo que veio trazer uma "estranha"intranquilidade à minha equipa. Ainda estávamos com um golo de vantagem e pouco faltava para o final da partida (cerca de 1, 30).
Depois de termos conseguido, durante todo o jogo, anular o pé forte de uma jogadora que tem um pé esquerdo de muita qualidade, no último minuto, esquecemos-nos desse detalhe e sofremos o golo do empate.
Mérito desta jogadora e desconcentração, total, da nossa parte.
Desnecessário, injusto e inesperado para o que fizemos neste jogo, mas em Futsal nunca sei onde fica a fronteira entre o justo e o injusto.
Certo é que deixamos dois preciosos pontos em Gondomar que nos colocariam muito confortáveis na classificação.
Somos os primeiros do grupo e vamos acabar neste lugar com toda a certeza. Tenho um grupo muito jovem, mas com muita qualidade. Os erros que cometemos, por inexperiência, são cada vez menores e todas as minhas jogadoras devem sentir-se orgulhosas do seu processo de crescimento.
À uns tempos atrás, e ainda muito recentes, empatar em casa deste adversário era muito difícil. Nos últimos dois jogos entre as nossas equipas, ganhamos um e empatamos este.
Este balanço é muito positivo e sabemos bem, quem conheceu a nossa realidade no início do projeto, que estamos muito melhores, muito mais conhecedores do jogo, muito mais eficientes em matéria de finalização, mas ainda não estamos "cínicos" quanto baste.
Tenho dito, repetidamente, às minhas jogadoras que já "não devemos nada a ninguém", a não ser ao nível da concentração nas tarefas, especialmente, defensivas.
O próximo jogo exigirá de nós elevado nível de concentração para atingirmos o objetivo que delineamos no início do projeto.
Estamos muito perto de o conseguir e o grupo mais unido do que nunca. E este fator vai ser determinante no nosso sucesso.
É tão importante, e exigente, para nós garantirmos a manutenção, como para outros adversários, com outro tempo de trabalho, tentarem ser campeões. Quem sabe o que é construir uma equipa, sabe bem a verdade destas palavras.
Não sei se me ficará muito bem dizê-lo em público, mas tenho muito, muito orgulho em liderar este grupo de trabalho. De dificuldade em dificuldade estamos a construir o nosso futuro.

Siga caminhando

Pelo Futsal Feminino


Sem comentários: