18 de outubro de 2011

A importância da nutrição no futsal

Por acharmos que a correcta alimentação de um jogador (a) de futsal é um elemento fundamental para a sua saúde e performance, ainda que no caso concreto não falemos de desporto de alta rendimento, falamos com Alberto Ramos, massagista e osteopata, ligado á vários anos á prática desportiva, sobre o que é que jogador (a) de futsal deve comer no seu dia a dia, em dias de treino , jogo e após o jogo. Aqui deixamos as considerações que amavelmente nos fez sobre o assunto, esperando que as mesmas possam servir de orientação .




" A actividade do futsal de competição no que respeita á performance está ligada, entre outros itens, á alimentação.O jogador(a) de futsal , tem de estar atento a este aspecto.


Para efeitos de sistematização e de um modo muito simplificado direi que os jogadores (as) devem consumir, de preferência, em




TREINO: Hidratos de carbono (pão, massas, arroz, batatas, feijão, etc.;Proteínas (carne , peixe, leite e seus derivados); Hidratos de combustão rápida: Marmelada, compotas , fruta, sumos naturais e bebidas isotónicas.; Vitaminas e minerais ( alface, cenoura etc.) Água , no mínimo 1,5 l/dia. Lanchar duas ou uma hora antes do treino ( mais hidratos e menos proteínas);




APÓS O TREINO: Hidratar e descansar: Consumir mais proteínas e menos hidratos de carbono.




JOGO:Hidratos de carbono á refeição (começar nas refeições 48 horas antes); Água; Não comer, não beber uma hora antes; Durante o jogo beber líquidos açucarados ou Isostar.




APÓS O JOGO: Hidratar e descansar; Comer mais hidratos e menos proteínas.




Alimentos a evitar : Gorduras e açucares refinados ( molhos, manteiga, chocolates, carnes vermelhas, sorvetes, bolachas recheadas, salgadinhos, batatas fritas etc.). Quer em treino ou jogo este tipo de alimentos não fornecem energia, são alimentos que não "queimam". Os jogadores (as) de futsal gastam essencialmente açucares e proteínas.




Por fim, o futsal é uma modalidade que se pratica dentro de pavilhões, logo é fundamental um bom suporte hídrico aos jogadores (as), pois perdem muita água durante os treinos á semana e em dia de jogo. A água é de capital importância no desempenho e rendimento desportivo.


No caso concreto desta disciplina a movimentação dentro do recinto de jogo é 90% feito de "sprints", dai a necessidade de ter capacidade de concentração psíquica e muscular.


Os jogadores (as) em tudo ficam dependentes do cumprimento do acima estabelecido para uma boa performance."

Sem comentários: