27 de novembro de 2013

Comentário do Mister Sérgio Carvalho



Campeonato Nacional de Futsal Feminino
7a jornada
Santa Luzia 3 Novasemente 6
23 11 2013

Comentário ao jogo

"Há jogos em que, seguramente, uma primeira jogada do desafio condiciona todo o restante jogo. E isso aconteceu neste jogo.
É, seguramente, muito penoso depois de tanto trabalho de todos nós durante o microciclo antecedente, digerir os erros cometidos.
Depois de estarmos devidamente avisados para algumas das características do jogo do nosso adversário, eis-nos "surpreendidos"pela jogada de saída, sofrendo nessa primeira jogada do encontro o primeiro golo da partida.
No desporto não há coincidências. Há, sim, mérito para uns e demérito para outros. Coube-nos o demérito.
O que é normal numa situação destas é não entrar em stress e aplicar no jogo tudo aquilo que treinamos e que entendemos ser adequado para este jogo. Afinal o golo foi sofrido na primeira jogada do desafio e muito tempo havia pela frente.
O que foi estranho é que este erro condicionou 9 0% da primeira parte da minha equipa e permitiu ao adversário marcar mais quatro golos contra um nosso., sendo que três deles são provenientes de erros tácticos "grosseiros" da nossa parte.
Este foi o filme da primeira parte.
Na segunda parte e depois de no intervalo termos uma conversa muito séria, entre todos, fizemos tudo aquilo que delineamos para este jogo.
Definimos bem os momentos de pressão à portadora da bola, definimos melhor as trocas e os acompanhamentos, gerimos bem a ocupação espacial do nosso modelo de jogo ofensivo e colocamos ordem no jogo.
O jogo passou a ser dividido, conseguimos ter a posse de bola que nos caracteriza, roubar a bola rapidamente ao adversário e, consequentemente, criamos inúmeras situações de finalização.
Como prémio desse esforço marcamos dois golos. Não foram suficientes para chegar a igualar o marcador, porque o adversário já trazia uma vantagem de três golos para a segunda parte e explorou bem o facto de estarmos a jogar com a 1a linha muito subida. 
O resultado final foi 3-6, a favor da Novasemente, e não merece contestação. Foram mais eficientes nas suas tarefas, aproveitaram bem os nossos deslizes iniciais e uma vez apanhadas a ganhar por uma margem de três golos, geriram bem as fases do jogo.
Pela segunda parte do jogo diria que faz sentido todo o trabalho e envolvimento que temos tido neste projecto.
Os erros pagam-se caro, como bem sabemos, mas um processo de crescimento de uma equipa ou é assumido que o risco de jogar "olhos nos olhos" com qualquer adversário traz dissabores, ou nunca sairemos da mediania.
Tem sido este o nosso norte e é para continuar.
Siga caminhando. 
Pelo Futsal Feminino "

Sem comentários: