22 de novembro de 2011

Tenho-me questionado sobre o caminho do futsal feminino a nível distrital.
O que queremos ? Para onde vamos?
Sem prejuízo do enorme esforço financeiro e logístico que os clubes fazem para manter a modalidade é certo que a nível dos resultados desportivos nenhum clube do distrito alcançou na actualidade posição de relevo ou é referencia nacional .
Para mim, esta situação deve-se essencialmente a dois factores que estão relacionados: Formação e Mentalidade.
Se por um lado a falta de formação desportiva e da pratica da modalidade desde tenra idade é uma falha importantíssima no desenvolvimento físico , técnico e táctico das jogadoras da modalidade no distrito , a mentalidade da grande maioria dos seus agentes assume um peso determinante.
Como em tudo na vida, também nos projectos desportivos , a atenção , o tempo , o interesse, paciência e cuidado que investimos reflecte-se nos resultados que obtemos, aliados claro está , no saber estar.
Num mundo que se satisfaz com o imediato, que valoriza o supérfluo e material, que delira com a agressividade de modos é muito difícil entranhar valores como o trabalho, a manutenção do interesse que se traduz sempre em mais estudo e a humildade no seu conceito estrito, ou seja assumirmos o que somos , os nossos deveres e obrigações bem como os nossos erros e culpas, sem resistência.
Será possível ver, preparar e gerir para além do que é imediato , neste caso os títulos , e trabalhar-se em projectos desportivos pensados , no meu entender e no caso no nosso distrital, a longo prazo?
Naturalmente que sim. Haja vontade!
I.L.

Sem comentários: