30 de setembro de 2013

SANTA LUZIA FC COM NOTA POSITIVA NO CAMPEONATO

O Grupo 
O tempo corre inexorável. 

No dia 28 de Setembro de 2013 o Santa Luzia FC iniciou mais um período da sua história que está a ser intensamente vivida por todos, a  participação no primeiro Campeonato Nacional de Futsal Feminino.
Na primeira jornada, ditou o sorteio, o Santa Luzia FC, ás 16 horas , recebeu o Rede Jovem Mogege, em casa composta, recheada de aficionados do futsal e com a presença de Pedro Dias, da FPF.
O jogo esperava-se pela origem e palmarés das equipas desequilibrado e foi , apesar do resultado 2-2,  a balança pendeu sempre a favor para o Santa Luzia FC ao nivel do desempenho.
Sérgio Carvalho convocou Jaques, Rosa, Robalinho, Maria, Mariana, Xana, Sofia, Marina, Tixa, Dani, Sara e Sandra.

As equipas alinhadas no inicio do jogo

E desde cedo , o cinco inicial, constituído por Rosa, Robalinho, Maria, Sofia e Marina, num futsal com rápida de circulação de bola, ao primeiro toque, foi construindo varias oportunidades de golo.
Escandaloso o pouco acerto na hora da finalização demonstrado pelo Santa Luzia FC , particularidade que tem sido uma pratica habitual com efeitos nefastos.
É que se a primeira parte terminou com 0-0 no marcador, na segunda parte, a equipa adversária, nas oportunidades que criou, bisa.
E assim, Sérgio Carvalho ,  lança o 5x4, que após acerto inicial , cria entre outras oportunidades, os dois golos do Santa Luzia FC, marcados por Marina e Sara que fixam o resultado da partida em 2-2.


O técnico Sérgio Carvalho


O comentário de Sérgio Carvalho no "Magia do Futsa"l: ''Num ambiente fantástico, num pavilhão com muitos espectadores, demos início ao 1º Campeonato Nacional de Futsal Feminino da história da modalidade em Portugal. Foi um Orgulho estar presente!



Entramos no jogo com o objectivo, claro, de querer disputar a vitória na partida, não nos preocupando com o reputado valor do adversário, mas antes preocupando-nos com o valor da nossa equipa. Pela constituição da equipa do Mogege, percebemos que poderíamos adoptar uma estratégia mais “agressiva”, trabalhando as tomadas de decisão, sobre o momento de pressão à portadora da bola, em zonas adiantadas da quadra, que não são muito normais quando se defrontam equipas de enorme qualidade.


Tínhamos como preocupação a rápida recuperação/manutenção da posse de bola e a criteriosa, e consequente, organização do jogo ofensivo. Os minutos foram passando e nós fomos controlando o jogo, especialmente, na fase defensiva, onde fomos rigorosos e implacáveis, não deixando o adversário ter muitas linhas de passe para espalhar a sua qualidade.



E com este rigor defensivo, fomos aumentando os níveis de confiança e, perdoem-me a opinião (que pode ser tendenciosa porque sou interveniente), mas se ao intervalo tivéssemos a ganhar por 3 ou 4 golos de diferença, penso que não espantaria ninguém que esteve presente no pavilhão de Monserrate. A falta de experiência/maturidade competitiva do meu plantel, sendo o 1º jogo do campeonato e logo com um adversário de renome, terá condicionado vários momentos de finalização da minha equipa. Fomos para o intervalo com um nulo no marcador …


Bem sei que, diz a tradição nestas situações, que quem tantas oportunidades cria, mas não as marca, muito provavelmente, verá o inverso acontecer na sua baliza. Pois, assim veio a acontecer mais uma vez na história do desporto.


Num erro nosso, permitimos ao Mogege chegar ao 1º golo e passar para a frente do marcador. Alguma intranquilidade apoderou-se da minha equipa, mas felizmente recuperamos a estabilidade e passamos a jogar de forma serena, criando novas oportunidades de finalização na baliza contrária.


O Mogege é realmente uma grande equipa, com muita experiência das suas atletas, bem reforçado também, com um modelo de jogo estabilizado, e num lance bem definido por um excelente passe na ala, de uma grande jogadora cujas tomadas de decisão são maioritariamente acertadas, chegaram ao 2-0.


Só que realmente quem trabalha bem durante um jogo, como nós estávamos a fazer na minha opinião, tem mais é que acreditar em si, manter a sua estrutura quanto ao princípios e sub-princípios de jogo, sem que isso não signifique que tivéssemos que passar a jogar “tudo por tudo”.






A 9 minutos para o final da partida dei instruções para passarmos a jogar de 5x4, tentando pôr em prática esta opção de jogo, que muito treinámos nas últimas semanas.


Felizmente que neste período a nossa concentração não baixou e chegamos ao 1-2 de uma forma muito bem trabalhada, bem estruturada (ver vídeo).


Mantivemos o 5x4 no formato que o treinámos e conseguimos chegar ao empate, colocando relativa justiça no marcador. Hesitei entre manter o 5x4 até ao final (faltava 1’39’’ para o final da partida), falei com as minhas jogadoras sobre esta decisão, mas entendemos, em conjunto, que seria muito importante o ponto que “tínhamos na mão”. Decidimo-nos por abandonar o 5x4 e gerir o jogo da forma convencional.


Foi um bom resultado para o início da competição e tendo em conta que o adversário desta jornada foi o Rede Jovem Mogege.

Termino, dizendo que todos os intervenientes no jogo estão de Parabéns. Foi um jogo com uma condução muito correcta, sem lances duvidosos nem maldosos de nenhuma das equipas e não poderia concluir sem deixar um abraço ao meu colega Bruno Azevedo – treinador do Rede Jovem Mogege - com quem mantive uma franca conversa no final do encontro."


Sara Correia ( por Nuno Monteiro)

Sara Correia, que se estreou pela primeira vez numa competição de escalão sénior e com um golo,   deixou-nos o seguinte registo:"Bem para começar queria desde já agradecer a todas as pessoas que se deslocaram ao pavilhão de Monserrate para apoiar a nossa equipa e também dar os parabéns ao Santa Luzia pelo fantástico jogo que realizou. Sabiamos que iria ser um jogo bastante complicado porque o Mogege é uma equipa com muita qualidade e como toda gente sabe, um grande candidato ao título mas não foi por isso que baixamos os braços. Estamos cientes das nossas qualidades e sabíamos que podiamos surpreender coisa que o fizemos. Durante a primeira parte tivemos várias oportunidades de golo mas que, infelizmente, nao concretizamos. Acabamos por sofrer os dois golos na 2a parte coisa que desmoralizou um pouco a equipa mas que também nos deu uma vontade enorme de continuar a lutar e feito isso, veio a recompensa. No sistema de jogo 5x4 conseguimos igualar o marcador. Fomos uma equipa consistente e sempre com a esperança de poder ficar com algum ponto. Foi, sem dúvida, uma grande estreia para o Santa Luzia neste primeiro campeonato Nacional. Para finalizar queria dizer também que foi um grande espectáculo de futsal e, principalmente, que ocorreu sem incidentes. Boa sorte para todas as equipas e vamos lá fazer história!"

Alguns dos momentos da partida:

2 comentários:

aldoarcityfabinho disse...

Minha prima Sara Correia a estrear-se a marcar ao mais alto nível!

Força prima , tou contigo!

aldoarcityfabinho disse...

Minha prima Sara Correia , espero que tenhas a maior felicidade e sorte para a tua vida profissional , espero que consigas o que o teu irmão conseguiu , participar num mundial!

Força prima ;)