1 de agosto de 2014

DANIELA LOPES É REFORÇO E REPRESENTA MAIS UMA APOSTA DO SANTA LUZIA NO FUTURO DA MODALIDADE



DANIELA LOPES REFORÇA O SANTA LUZIA

Daniela Lopes, uma jovem futsalista de 17 anos, viu o seu trabalho premiado com a chamada à equipa sénior do Santa Luzia.

Uma atleta com enorme potencial que esteve a fazer o seu percurso, recente, ao serviço da Rede Jovem Mogege.

É uma jogadora que encaixa perfeitamente na política de contratações do clube, uma vez que este ano criamos condições para dotar a nossa equipa de juventude e muita experiência.

Daniela é uma jovem que teve de lutar muito pelo seu futuro, lutou inclusive contra a família para ser jogadora, primeiro de futebol; e desde à dois anos a esta parte, felizmente, optou pelo futsal.

A ideia que obedeceu ao pedido do mister Sérgio Carvalho para a constituição do nosso plantel, passou essencialmente por juntar jogadoras com larga experiência a jovens talentos, permitindo a estes jovens talentos que o seu crescimento venha a ser muito bem sustentado.
A Daniela Lopes está perfeitamente neste alinhamento. São 17 anos de muita qualidade.

Sérgio Carvalho, em declarações ao nosso blog, sobre a contratação da Daniela Lopes, disse:

“O que pretendemos este ano foi misturar experiência à juventude, com qualidade, que já possuíamos. No meu entendimento, uma equipa deve ter sempre no seu plantel 3 a 4 jogadoras que representem potencial e que possam ser o futuro da modalidade.
E para que o seu crescimento seja melhor alicerçado, entendo que treinando e jogando ao lado de jogadoras mais experientes e de reconhecida qualidade, estaremos a possibilitar uma aprendizagem muito mais estruturada às mais novas.
Quando as jogadoras mais novas entrarem em jogo, terão “rede por baixo” e não terão a necessidade de serem elas a carregar com a responsabilidade toda.
Neste sentido, a Daniela Lopes é um perfeito exemplo de como a juventude se pode e deve integrar com a experiência.
Quando a geração das actuais brilhantes jogadoras chegarem ao fim das suas carreiras, haverão novas jogadoras prontas a assumir o seu lugar?
Na minha opinião, se for feito este trabalho de integração de novos valores, sim!
Parte do trabalho está feito!
A outra parte é tratarmos, com o respeito e interesse devidos, os escalões de formação, à imagem do que estamos a fazer no Santa Luzia.
É estrutural para a modalidade que o chavão: “a formação é importante”, passe do papel à prática.”

Bem-vinda Daniela.

Começamos esta entrevista por te perguntar quais foram as razões que nortearam a tua decisão de te juntares a nós?

Após a notícia da ARJ Mogege, equipa pela qual renovei, que decidiu não participar no Campeonato Nacional 2014/2015, a minha decisão de integrar o plantel do Santa Luzia FC baseou-se no facto de querer continuar a minha evolução enquanto atleta. Procurava um clube onde pudesse continuar a minha aprendizagem, e que ao mesmo tempo pudesse continuar a competir ao mais alto nível.  Assim sendo, depois de me ser feito o convite e onde me foi explicado todo o projeto do clube, não hesitei em aceitar.

Como vês o projecto Santa Luzia? Uma janela de oportunidade? Explica-nos, por favor, a tua opinião.

O projeto do Santa Luzia, é na minha opinião uma mais valia para o Futsal Feminino. Um projeto enriquecedor a todos os níveis que fará o melhor para fazer uma contribuição de excelência à modalidade.
É sem dúvida uma janela de oportunidade.
Pessoalmente quero dar um pulo na modalidade, por isso escolhi este clube, porque vou ter a oportunidade de aprender ainda mais, e sobretudo por em prática tudo aquilo que sou capaz.

A tua integração no Santa vai ser facilitada porque no grupo vão estar jogadoras que partilhavam contigo o balneário muito recentemente. Para além disso, garantimos-te que vais encontrar, porventura, o balneário mais saudável do país. Tu tens o perfil certo para que o grupo te receba muito bem. Trazes ambições, trazes objectivos, projectaste certamente o teu futuro próximo.
O que gostaríamos de saber é, em que medida achas que o Santa Luzia te pode ajudar na tua evolução?

De facto, poder partilhar o balneário com algumas das minhas colegas da ARJM, é sem dúvida uma mais valia para mim, estou imensamente feliz por tê-las ao meu lado durante mais uma época.
Respondendo à questão aqui colocada, penso que estou no local certo para a minha evolução porque vou poder trabalhar com pessoas competentes, onde o trabalho será o segredo do sucesso.

Tiveste a possibilidade de participar na 1ª edição do campeonato nacional de futsal feminino. A opinião geral é de que foi um sucesso para a modalidade.
Partilhas desta opinião? Como achas que vai ser a próxima edição?

Partilho sim. O Campeonato Nacional veio trazer à modalidade mais visibilidade, onde a qualidade fala por si. Penso que o próximo Campeonato Nacional irá ser ainda mais competitivo, os clubes estão cada vez mais a trabalhar de forma a trazerem para a sua equipa mais qualidade de jogo, os adeptos além de poderem ver jogos onde o resultado é incerto, podem ao mesmo tempo ver a qualidade que existe no feminino.

Ninguém gosta de falar sobre si, nem muito menos de se descrever como jogadora, mas nós achamos que uma atleta de topo tem de ter a perfeita noção das suas qualidades e dos seus defeitos. Humildade a mais não é bom; excesso de confiança a mais, também não.
Para uma atleta crescer, é preciso conhecer-se como ninguém.
Por conseguinte, queres dizer-nos como te vês como atleta?

Adoro o que faço, como tal, vontade de trabalhar nunca me falta. Poder trabalhar em função daquilo que gosto, faz de mim uma atleta com dedicação e empenho sempre disponível no máximo para a modalidade. Gosto de aprender, ouvir críticas construtivas para poder melhorar.

E, por último e não menos importante, quais são as tuas expectativas relativamente ao desempenho da nossa equipa – Santa Luzia – no próximo campeonato?

Na minha expetativa a nossa participação no Campeonato será bastante produtiva, temos atletas de grande qualidade em todas as posições dentro de campo, além de qualidade algumas são já bastantes experientes, o que torna todo o trabalho das mais jovens facilitado. Toda a direção e equipa técnica mostra ser dedicada, de forma a dar às suas atletas as melhores condições de trabalho.  Acho que temos as condições necessárias para podermos lutar pelos lugares mais altos da tabela classificativa, e por isso, quero acreditar que poderemos lutar por um lugar cimeiro no tão desejado Campeonato Nacional 2014/2015.

Deixamos aqui no final desta simpática entrevista, uma referência a um artigo publicado em 2012 no Jornal de Notícias sobre a Daniela e a sua vontade de vencer no desporto.

Um orgulho e uma referência em determinação.

A Daniela Lopes tem, actualmente, 17 anos!




Sem comentários: