1 de abril de 2014

ADEUS OLIVEIRA DE AZEMEIS


Taça de Portugal

Quartos-de-final

Santa Luzia 1 Estrelas do Feijó 3
Pavilhão de Monserrate , 29 de Março 2014, 16 horas


O Santa Luzia FC não conseguiu passar ás meias finais da Taça de Portugal que se vão realizar a 2,3 e 4 de Maio em  Oliveira de Azemeis.
Apesar do bom jogo que realizou frente aos Estrelas de Feijó , o adversário soube ser mais feliz e carimbou a passagem para a fase seguinte da prova ao vencer por 1 -3 uma partida equilibrada e bem disputada que não desiludiu o publico presente em Monserrate.
Fiquemos com  o comentário à partida de Sérgio Carvalho:


  
"Grande jogo de futsal o que, nós, e o Estrelas de Feijó proporcionamos a quem se dirigiu a nossa casa - pavilhão municipal de Monserrate - Viana do Castelo.
 Este jogo teve duas partes bem distintas quanto ao comportamento versus rendimento das duas equipas.
 Na primeira parte, nós fomos muito mais acutilantes, criando inúmeras situações para passar para a frente no marcador. O adversário foi defendendo com linhas mais baixas do que o que esperaríamos que tivesse acontecido à procura das suas famosas transições.
Talvez por ser um jogo a eliminar, todo o cuidado no processo defensivo do Feijó foi levado muito a sério.
 No seu modelo de jogo habitual que, também, privilegia muito a bola nas costas das defesas adversárias, criaram algum desacerto na nossa linha defensiva mais recuada que, mesmo assim, foi resolvendo quase tudo com acerto. Num desses lançamentos longos de baliza a baliza, o adversário inaugurou o marcador num golo de cabeça mesmo à entrada da área.
Este golo despertou-nos, obrigou-nos a aumentar o ritmo de jogo, e a explorar com mais inteligência os pontos fracos do nosso opositor, nomeadamente, as suas transições defensivas.
 Numa jogada trabalhada durante a semana, chegamos ao golo do empate, colocando a devida justiça na marcha do marcador até esse momento.
Daí até ao intervalo se marcássemos mais dois golos não espantaria ninguém presente no pavilhão. Mas não aconteceu e é isso que conta e não o ranking das probabilidades!
 Viemos para a segunda parte com instruções para pressionar a portadora da bola que fazia o passe directo para as nossas costas, a 2/3 da quadra, obrigando as jogadoras adversárias a jogar a bola de ala a ala para nós pressionarmos, neste momento, a linha de passe e poder ficar 1:0.
 Num lance caricato, onde as minhas jogadoras pensavam ser uma reposição de baliza, decidiram sair em rápida transição à espera da colocação da bola pela nossa guarda-redes; eis que afinal era canto (era mesmo e os árbitros tiveram uma actuação notável, de grande nível mesmo, justiça seja feita). Neste erro sofremos mais um golo de cabeça ao segundo poste, lance raro em futsal, mais ao nível de um lance de futebol.
Certo é que o nosso erro foi grosseiro e a jogadora adversária, que fez mais um jogo de boa qualidade, aproveitou bem o erro e fez o seu segundo golo na partida.
 Este lance afectou um pouco a minha equipa que passou por alguns momentos de desacerto no jogo. Recuperamos, no entanto, rapidamente a estabilidade no jogo e voltamos a equilibrar a partida, mas estava escrito que a segunda parte era do Estrelas do Feijó, porque nós não só não finalizamos as oportunidades criadas, como voltamos a facilitar a vida no terceiro golo que consentimos.
 Foi um duro golpe nas nossas ambições e ajudou à confiança do nosso adversário que teve uma segunda parte melhor do que a nossa.
 Lancei o 5x4 a cerca de 5 minutos do final e as situações criadas foram suficientes para empatar a partida. Não estivemos, mesmo assim, ao nível neste processo ofensivo, em que somos particularmente eficientes, e talvez o nervosismo de ser um jogo a eliminar e o facto de estarmos a perder por dois golos, tenha limitado bastante as nossas tomadas de decisão.
 Mas foi um excelente jogo.
 O orgulho que sinto pelo desempenho das minhas jogadoras é enorme e não é um resultado menos "simpático" que colocará dúvidas no valor que eu reconheço ao grupo que eu lidero.
 Foi tanta a informação nova que tiveram que saber administrar que só quem é inteligente, esforçado e interessado; só quem viu nas críticas um ponto final, mas antes um ponto de partida, é que tornou possível a realização dos objectivos definidos para a presente época.
Parabéns a todas as minhas jogadoras e a toda a estrutura que nos acompanha que se preocupou em que nada nos faltasse.
 Termino enviando os Parabéns ao Estrelas de Feijó que soube aproveitar os momentos do jogo em que nós falhamos.
 Como eu e o meu colega, treinador adversário , falamos no final do jogo, qualquer uma das equipas poderia ter ganho, tal foi o equilíbrio na partida que, ambos, apresentamos. Parabéns Pedro. Boa sorte para a final-four.
 Tentamos receber o adversário com a maior cordialidade possível, e mesmo no final da partida e após um resultado desfavorável para a nossa equipa, quisemos mostrar que o desporto é mais do que uma vitória ou uma derrota.
 Estamos no nosso processo de crescimento como equipa e o nosso trajecto, esta época, foi notável. Garantimos antecipadamente a permanência no próximo campeonato nacional e chegamos aos quartos-de-final da Taça de Portugal.
 Excelente!
 Eu e toda a estrutura do Santa Luzia achamos que a época foi muito positiva tendo em conta as dificuldades que, internamente, sabemos que passamos para levar o projecto a bom porto.
 Siga caminhando.
 Pelo Futsal Feminino!"

Sem comentários: