28 de outubro de 2013

SANTA LUZIA PERDE BEM

Apesar do resultado desfavorável para o Santa Luzia FC , 1-7, o jogo de sábado com os Restauradores Avintenses foi um jogo com excelentes momentos de futsal pecando somente , na perspetiva do espetador, pela certeza  antecipada de quem seria  o vencedor da partida a partir do segundo golo da equipa visitante. Coisa nova num jogo de futsal , mas verdade neste jogo em particular.
O Restauradores Avintenses não deixou os seus créditos por mão alheias e desde o primeiro momento de jogo, foi um equipa focada  praticando um futsal  racional e estruturado, o que o Santa Luzia FC também fez até muito perto do final da primeira parte.
Depois, e com os dois golos sofridos, algo começou a correr mal no "Reino da Dinamarca", nomeadamente a nível da concentração. Não é por acaso que dos 7 golos sofridos, 4 resultem de bolas paradas, quando todos sabiam do perigo que a marcação deste tipo de bolas constituem com os Restauradores...mérito do adversário, claro está, mas essencialmente, falta de concentração individual e coletiva , componente do jogo que o Santa Luzia FC , continuará, entre outros, a trabalhar.
Parabéns ao Restauradores Avinstenses pela qualidade superior  de jogo que desenvolveram e pela vitória justa .
Deixamos o comentário do treinador Sérgio Carvalho:
"Com um entrada forte no jogo, pressionando alto, conseguimos conter a dinâmica inicial do adversário. Durante largos minutos do jogo fomos fiéis à nossa identidade e o resultado foi satisfatório, nesse período. O primeiro golo do adversário surgiu já com largos minutos jogados e com um equilíbrio táctico até esse momento.
O desafio que eu tenho pela frente é o de conseguir que a equipa consiga manter esta identidade durante todo o jogo e que não a perca assim que algo corre menos bem.
Nós temos objectivos bem definidos internamente para esta época e é neles, apenas, que nos devemos focar. Qualquer desvio de rota, deixará o sucesso da missão com sabor amargo ...
Quanto ao jogo propriamente dito, o adversário foi um justo vencedor. A dinâmica que imprime no jogo é muito elevada táctica e tecnicamente falando, e a vitória foi uma consequência lógica do seu desempenho qualitativo durante a partida.
O Santa Luzia segue o seu caminho com vista à concretização dos seus objectivos.
Siga caminhando."


DERROTA EM CAMINHA

Não há muito para contar sobre o jogo que o Santa Luzia FC realizou contra a equipa da casa em Caminha.
Numa exibição desconcentrada e descaraterizada em termos ofensivos o Santa Luzia FC deixou acontecer o pior perante um adversário que privilegiou sempre o futsal direto.
Santa Luzia FC foi sempre uma equipa amorfa que saindo ao intervalo a perder por 1-0, e, não voltou com outra disposição ,empatou através de um golo de Lipe , mas logo deixou que o UA Caminha, marcasse dois golos, sem resposta, fixando o resultado final em 2-1.
Há que dar os parabéns ao adversário pelo jogo e resultado que realizou. 
O comentário ao jogo do treinador do Santa Luzia FC:
"Quando não se ganha contra um adversário de qualidade inferior, procuramos justificações na sorte ou no azar. Eu não sou defensor desse tipo de desculpas ,na verdade,  a nossa incompetência na finalização faz com que o nosso adversário tenha mérito nesta inesperada mas justa vitória. Os meus jogadores foram honestos na entrega e na disponibilidade que puseram em campo. A responsabilidade do menor rendimento nas situações de finalização é sempre do treinador pois esse momento do jogo tem que ser trabalhado no treino e eu sou o responsável pela elaboração dos mesmos."

25 de outubro de 2013

Jornada 26 Outubro


MONSERRATE PALCO DE MAGIA


No sábado,  26 de Outubro de 2013, às 16 horas, todos os caminhos vão dar ao Pavilhão de Monserrate onde se perspetiva a realização de um excelente jogo de futsal no feminino entre o Santa Luzia FC e o Restauradores Avintenses.
A equipa dos Restauradores Avintenses não precisa de apresentações tal o prestigio competitivo que tem no panorama do futsal feminino português que continua a confirmar com o primeiro lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional de Futsal Feminino-Zona Norte, sem que até à data tenha sofrido qualquer derrota.
Como é normal em todos os jogos desta competição o Santa Luzia FC fez o que lhe compete, estuda a equipa adversária e prepara-se para o jogo exercitando as suas competências no limite das suas forças. 
Deixamos aqui a antevisão ao jogo do treinador do Santa Luzia FC:
Sérgio Carvalho
"Dando seguimento ao nosso trabalho, o próximo jogo levar-nos-á a receber o actual líder da Zona Norte.
Um adversário com um modelo de jogo bem definido, com atletas com larga experiência competitiva, que tentará criar dificuldades à minha equipa. Nada de novo. Será assim sempre com qualquer adversário, será assim em qualquer jogo.
Para um problema, uma solução.
O Santa Luzia vai continuar o seu percurso na consolidação do seu modelo de jogo e este teste será mais um excelente exame às nossas capacidades.
Estão em disputa três pontos e sairá vencedor deste jogo a equipa que trabalhar, mais, para os ganhar.
Isso é certo!
Tentaremos criar condições para que seja mais um grande jogo de Futsal."

Rumo a Caminha e à Vitória

Na quarta jornada do Campeonato Distrital de Futsal da AFVC, a realizar-se sábado, 26 de Outubro de 2013 , ás 17 horas  o Santa Luzia FC vai deslocar-se à casa do AU Caminha.
Jogo que não se perspectiva fácil atendendo ao equilíbrio que se tem feito sentir  na competição, mas encarado com a mesma seriedade de sempre pelos homens de Viana.
Fiquemos com os comentários de Manuel Ventura , e o experiente jogador Pedro Costa sobre o jogo:


"Este é mais um jogo contra um adversário que tenho a certeza tudo irá fazer para nos ganhar, a nós compete demonstrar em campo que somos competentes para atingir a vitoria, esperamos dificuldades mas estamos confiantes que temos qualidade para atingir os nossos objectivos para este jogo."


Pedro Costa
"O Santa Luzia FC vai encarar o jogo deste sábado como sempre , focado nos 3 pontos .Sabemos que vamos ter dificuldades porque este campeonato , como me tenho apercebido, não vai ser fácil.Vamos jogar com um adversário que defrontamos na pré época conseguindo uma vitória mas isso já lá vai e de certeza o Caminha desta feita  vai-nos  impor muitas dificuldades,aliás como todas as outras pois é grande a motivação para tentar derrotar o campeão. Vai ser um jogo bem disputado num dos melhores pavilhões do distrito com um Santa Luzia a rumar à vitória"


CONVOCATÓRIA

Aimar, João, Pedro, Tony, Freitas, Xona, Mic, Rampas, Peres, Chico, Lipe, João Santos.

24 de outubro de 2013

JOGO ADIADO

A mascote "Star Ninjinha " da autoria da Cláudia
O jogo das juniores femininas do Santa Luzia FC com o Deucriste SC previsto para este domingo foi adiado para 8 de Dezembro de 2013, ás 15 horas.

21 de outubro de 2013

JOGO DE NERVOS MIUDINHOS


No ultimo jogo da 4ª Jornada do Campeonato Nacional de Futsal Feminino -Zona Norte, o Santa Luzia FC deslocou-se a Rio Tinto para defrontar o EDC Gondomar.
O jogo, muito disputado, não defraudou os presentes que encheram a bancada do Pavilhão.
A incerteza do resultado com o desenrolar da partida, deixou os adeptos das equipas em jogo à beira de um ataque de nervos, aliás, como costuma ocorrer num jogo de futsal.
É certo que a partida merecia mais golos para ambas as equipas e não é mentira que no Santa Luzia FC se pensa que se fez  o necessário para trazer os três pontos, mas também se tem consciência do valor intrínseco do adversário e do trabalho que ele desenvolveu no jogo.
Importante mesmo é o crescimento do Santa Luzia FC , ainda que aquém do valor daquilo que pretendem,  é facto que ninguém de boa fé  pode escamotear.
O comentário do Mister:
Sérgio Carvalho

"Uma deslocação a Gondomar para defrontar um adversário que em sua casa tem por hábito não facilitar a vida a ninguém; um jogo de elevado grau de dificuldade para a minha equipa; uma semana de intensa preparação para impormos a nossa identidade e uma preparação fantástica das minhas jogadoras para anular os pontos fortes do Gondomar = 1-1. Foi pouco para o nosso trabalho na quadra.
Conseguimos entrar bem na partida, não deixando o adversário implementar o seu jogo e, aos poucos, fomos dominando e controlando os pontos mais fortes do Gondomar.
Fruto desta nossa atitude, cedo chegamos ao golo, traduzindo e premiando a forma como abordamos o jogo.
A primeira parte não foi a nossa fase mais esclarecida no jogo, mas com o golo obtido obrigamos o adversário a reagir e a optar, como solução, por um jogo mais directo, que não faz parte do seu ADN. Tivemos mérito, concordarão comigo.
Penso que o jogo se foi tornando equilibrado até ao
final da primeira parte, sendo que o resultado ao intervalo é inteiramente justo, no meu ponto de vista. Premiou a forma como abordamos a partida.
A segunda parte começou com o golo do empate. Golo esse resultante da equipa de arbitragem nos ter penalizado com um livre, com o entendimento de que a nossa guarda-redes terá excedido os 4 segundos na reposição de bola. Bom, anti-jogo não queríamos fazer de certeza porque se por um lado a segunda parte se tinha iniciado à segundos e faltava muito jogo pela frente, por outro enquanto a bola está fora, o tempo de jogo está parado ... 
Sabemos que os árbitros têm instruções para tornar o jogo o mais rápido possível, mas o bom senso não se estuda e os golos marcados e sofridos podem valer subidas e descidas de divisão ... 
Não fosse por isso e talvez os golos interessassem pouco! 
O jogo é de quem o pensa, de quem o prepara, de quem o joga! 
Filosofando, por certo, sei que este desabafo é produzido num país onde a justiça é coisa das bancas da faculdade, dos calhamaços que fazem parte duma secretária de qualquer advogado, e não da vida terrena. Mas a esperança de que ainda viveremos num tempo onde ela se aplique, não deve deixar de nos nortear, mesmo que seja utópica, talvez. 
A profissão de treinador é, porventura, das profissões onde menos se premeia o mérito puro e duro. É que há tantos factores que nós não controlamos que vão para além da bola que bate no poste e entra, ou da bola que bate no poste e sai, que nas unidades de treino que ministramos não as podemos treinar ... Uma delas é o bom senso. Registe-se. 
Feito o empate, o jogo entrou num outro patamar. Tivemos de arriscar ainda mais, continuar a manter as nossas linhas bastante subidas, sabendo que num erro qualquer, o adversário poderia fazer uma das coisas que mais gosta: ganhar as costas. 
Simplesmente nós fomos a Gondomar para ganhar, para jogar o jogo pelo jogo e não para nos preocuparmos em defender, defender. Não estamos neste campeonato nacional com outra postura que não seja a de jogar "olhos nos olhos" com todos os nossos adversários, mesmo que isso nesta primeira época nos traga um ou outro dissabor. 
Crescemos arriscando, crescemos passando pelas dificuldades, crescemos confiando em quem trabalha connosco.
A partir do golo do empate o jogo partiu-se um pouco, criando-se inúmeras situações de finalização, algumas delas de cortar a respiração a qualquer treinador, conforme se poderá confirmar no vídeo resumo do jogo. 
Com todo o respeito que tenho pelo adversário, pelo seu treinador (de quem sou um bom amigo), creio que a forma como abordamos o jogo; o número de situações de finalização evidentes que tivemos, mormente na segunda parte; a atitude pressionante com que audazmente nos apresentamos; só nos podemos queixar, mesmo, de nós próprios para não sair de Gondomar com outro resultado mais positivo. 
Saímos deste jogo com a sensação de dever cumprido quanto ao cumprimento dos objectivos que traçamos no scouting, mas com a noção de que o vector finalização é um dos dois factores no qual teremos que depositar maior atenção, uma vez que já é o segundo jogo esta época em que o número de situações claras de golo, não traduz, de todo, o resultado final das partidas. 
As vitórias fazem-se de golos e não de ranking de probabilidades de os obter, bem sei; mas sendo certo que se a minha equipa está a criar em cada jogo imensas situações de finalização, então o trabalho que toda a estrutura está a realizar está a fazer sentido. Não conseguimos, até agora, resolver os problemas todos, mas já conseguimos, todos juntos, resolver muitos deles. 
No fim, talvez, quem errar menos (porque todos erramos) vai, certamente, obter os melhores resultados. 
Siga caminhando. 
Pelo Futsal Feminino!"

Oportunamente apresentaremos o video com os melhores momentos do jogo.
No sábado, 26 de Outubro de 2013, ás 16 horas, o Santa Luzia FC recebe os Restauradores Avintenses.

FOI UM UM BELO DIA

Foi num ambiente de grande entusiasmo que a equipa júnior feminina do Santa Luzia FC liderada pelo treinador Rui Silva se deslocou a Valença para iniciar a sua participação no Campeonato de Juniores Femininos da AFVC em jogo com o ZonaFut.
A equipa contou  com o apoio de Sérgio Carvalho e algumas jogadoras da equipa sénior que fizeram questão de marcar presença para registar a importância do momento e constataram o bom trabalho que se está a desenvolver naquele escalão.
As "Ninjinhas" , primeiro nervosas e depois concentradas corresponderam aos ensinamentos do seu treinador e ao trabalho que têm desenvolvido durante a semana e sem grandes sobressaltos, conseguiram alcançar o resultado final de 1-8.
Para a semana, Domingo,  defrontarão o Deucriste.
O video do jogo:


20 de outubro de 2013

SANTA LUZIA MASOQUISTA CONQUISTA 3 PONTOS

Num jogo muito disputado , o Santa Luzia FC, sempre superior, venceu o ACRD Ambos os Rios, por 6-4, num jogo , como se previa , de emoções fortes.
O Santa Luzia FC só tem de se queixar de si próprio pela marcha do marcador. 2-0,2-1,2-2 , 3-2,3-3 e 4-3 na primeira parte.
Na segunda parte da partida, um Santa Luzia FC mais consistente e concentrado fez o que tinha a fazer, ainda que a equipa adversária não deixasse de lutar , e deu a volta ao marcador, fixando o resultado final no referido 6-4.
O cinco inicial do Santa Luzia FC foi constituído por :Aimar, Pedro, Peres, Rampas, João, sendo ainda utilizados os jogadores: Tony, Lipe, Chico, Xona, Mic, Freitas.
Golos:Rampas, Peres, Pedro, Toni,  João e Xona.
O comentário do treinador:
"A minha equipa só percebeu que tinha um adversário difícil pela frente depois de estar a perder, Entramos fortes e chegamos ao 2-0 .Sofremos um golo conseguimos marcar o terceiro e pensamos que,  com facilidade , íamos ganhar este jogo. Puro engano,  o adversário conseguiu aproveitar o nosso relaxamento e deu a volta ao resultado ainda na primeira parte que terminaria com o parcial desfavorável por 3-4. 
Durante o intervalo apelamos aos jogadores para alterarem a atitude para a segunda parte e a equipa percebeu que para ganhar jogos temos que ser intensos o jogo todo. Conseguimos marcar três golos sem consentir nenhum trazendo justiça ao resultado final.
 Este jogo valeu para os meus jogadores crescerem como equipa e perceberem que só conseguiremos conquistar algo coletivamente e com muito trabalho.Parabéns ao nosso adversário que com uma equipa muito jovem acreditaram sempre que era possível ganhar o jogo, se conseguirem ter sempre esta atitude serão com certeza mais uma equipa para fazer um bom campeonato"

18 de outubro de 2013

EMOÇÕES FORTES EM MONSERRATE

No próximo sábado, 19 de Outubro de 2013, ás 18 horas, em Monserrate, o Santa Luzia FC recebe a ACRD Ambos os Rios.
Os jogadores convocados por Manuel Ventura: Benjamim, Aimar, Pedro, Freitas, Tony, Rampas, Chico, Lipe, Xona, Mic, Peres, João, conhecem perfeitamente o adversário  , pois muitos já foram os jogos que realizaram , na ultima e outras épocas com a referida equipa e num campeonato equilibrado como este parece estar a ser,  todos os cuidados são poucos na abordagem ao jogo 
Agora, atendendo ao exposto e à qualidade das equipas envolvidas os corações vão bater forte .
Deixamos a antevisão do Mister:

"O nosso próximo adversário foi das poucas equipas que na época passada nos conseguiu vencer em casa, espero que este facto não aconteça desta vez,  temos que jogar de forma organizada sem ansiedade e muito concentrados, espero um jogo dificill, aliás como todos os jogos deste campeonato mas tudo iremos fazer para conseguir os pontos em jogo."

NINJINHAS EM ESTREIA

As juniores femininas do Santa Luzia FC, iniciam a sua participação no Campeonato Distrital Júnior da AEVC no sábado.
E assim, as jogadoras de Rui Silva, farão história porque a partida que vão realizar a Valença com o ZonaFut , ás 18 horas, será o primeiro jogo oficial desse escalão.
A Direção do Santa Luzia FC endereça a todos elementos da equipa as maiores felicidades na sua estreia com o emblema auri negro ao peito com o desejo que possam continuar a crescer a todos os níveis imbuídos dos mais elevados princípios pessoais e desportivos. 

                                                    CONVOCADAS:

Martina Ferreira,Francisca Silva,Bia Neiva,Leo Barbosa,Rafaela Rocha,Ana Boucinha, Ana Campos,Bruna Monteiro ,Barbara Silva,Filipa Ferraz,Nini Brandão e Filipa Peres


17 de outubro de 2013

Jornada 19,20 Outubro


OPERAÇÃO GONDOMAR


Domingo , 20 de Outubro de 2013, ás  16 horas, em Gondomar, o Santa Luzia FC e EDCGondomar defrontam-se em jogo a contar para a 4ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal Feminino -Zona Norte.
É um jogo importante para as aspirações das equipas na competição, que ocupam o 5º e 6º lugar na tabela classificativa,  e certamente objeto de cuidada preparação, o que  faz antecipar um excelente jogo de futsal.
Fique com os comentários do técnico Sérgio Carvalho e da pragmática jogadora  do Santa Luzia FC, Ticha: 

Sérgio Carvalho

"Teremos uma deslocação a Gondomar no próximo domingo, 20 de Outubro, para defrontar um adversário que em sua casa costuma ser difícil de ultrapassar. Mas este campeonato está cheio de adversários difíceis de ultrapassar. Bem sabemos.
Estamos a terminar a preparação do microciclo com vista a apresentarmo-nos em Gondomar com um Futsal positivo, de dinâmica ofensiva e com a preocupação constante de ter a posse de bola.
Sem dúvida que a postura com a qual entraremos na quadra será nitidamente a de querer sair de Gondomar com um resultado que nos permita caminhar rumo ao objectivo final.
Tanto nós como a adversário vimos de resultados positivos o que traduzirá, certamente, uma boa motivação para este jogo e resultará, com toda a certeza, num bom espectáculo  de Futsal Feminino. Porque o jogo é no domingo, teremos o pavilhão cheio de adeptos, praticantes e agentes desta modalidade que nos apaixona a todos.
Cumprimentos à Esc Gondomar e, eles como nós, lutaremos para que o Futsal Feminino seja cada vez mais uma marca."


Ticha




"Penso que vai ser um jogo intenso. Irá ser disputado em casa delas o que é um factor a seu favor. Tal como nós, a Escolas de Gondomar tiveram a semana passada a sua primeira vitória e, ambas as equipas vão querer dar o seu melhor e garantir os 3 pontos. 




O Santa Luzia vai dar tudo para ganhar, tal como temos feito. Estamos a trabalhar bem e, temos de estar bem concentradas ao longo do jogo e, contrariar as "investidas" da equipa adversária. É continuar o trabalho que tem vindo a ser realizado e, encarar mais um jogo, com respeito, humildade e atitude."

14 de outubro de 2013

EM FORMAÇÃO

O Santa Luzia FC esteve presente , no passado sábado, na ação de formação organizada pelo gabinete técnico da AFVC, sob o tema “Modelo de Jogo da Seleção Nacional de Futsal” que teve  como orador o Prof. Jorge Bráz.
Sendo uma sessão formativa aberta a todos os interessados o Santa Luzia FC não se fez de rogado e além dos técnicos das equipas seniores Manuel Ventura, Sérgio Carvalho e Pedro Rebelo, estiveram na Casa do Povo de Lanheses, a equipa feminina sénior e os diretores Luís Rodrigues e António Cambão.
Numa linguagem muito acessível e exemplificada com exercícios de treino foi explicado aos presentes o modelo de jogo da seleção nacional ficando ,entre outras, a ideia transversal a todo o tema que o importante são os fundamentos  básicos do futsal  e que esse  trabalho  tem de ser desenvolvido pelos  clubes para nas seleções  apenas ser necessário harmonizar as  competências do atletas.
Naturalmente que no plano do “dever ser” é objetivo de todo o atleta representar o seu país na modalidade que pratica e  de todo o clube colocar os seus atletas nas seleções. O Santa Luzia FC não foge a esse plano, no entanto, tem consciência do longo caminho que tem de percorrer.
A realidade do futsal do nosso distrito é o resultado de muitos anos de sub desenvolvimento mental dos dirigentes desportivos  e estrutural, ou seja, a formação dos atletas desde tenra idade nunca foi preocupação e a existência de tempo/espaços de treino, como agora, era escassa ou inexistente.
A nossa realidade é que os nossos atletas seniores, com sorte, porque encaminhados no desporto escolar para a modalidade, muito graças ao trabalho que tem sido desenvolvido por alguns professores de educação física, como o Prof. Rui Silva no feminino , começam a praticar futsal com  15 anos. O grosso nem essa sorte tem.
No escalão sénior, sem o tempo necessário para o fazer, os treinadores precisam  mesmo de identificar, trabalhar e treinar o que é básico do futsal.
O Santa Luzia FC,  arranca esta temporada com as equipas juniores “B” masculinos e “ A” femininos que se iniciam em competição nos dias 21 de Novembro e 19 de Outubro de 2013 , respectivamente, orientadas por técnicos qualificados,  competentes e interessados.
As escolinhas, planeadas e organizadas desde a época passada, por falta de horas/espaço de treino só podem arrancar na próxima época, pelo que fomos obrigados a aguardar, mas não desistimos .
Referiu o Prof. Jorge Braz, em contexto de formação , “ Segue , que para a frente é a vida”.
No Santa Luzia também queremos seguir para a frente e fazer qualidade.
SIGAAA!

EXERCICIO DE PACIÊNCIA VALEU 3 PONTOS


 Na 3ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal Feminino o Santa Luzia FC recebeu em Monserrate o Diogo Cão.
Num jogo que não se adivinhava fácil, e não foi , devido ao modo como a equipa forasteira se apresentou em jogo com as suas linhas muito baixas, tentando bloquear todo o acesso à sua baliza que o Santa Luzia FC num exercício de paciência tentou resolver.
Só no minuto final da primeira parte logrou  o Santa Luzia FC chegar ao golo, numa recarga de  Mariana depois de um remate poderoso desferido por Marina que a guardiã da baliza do Diogo Cão defendeu para a frente.
No retorno do intervalo o Santa Luzia FC prosseguiu  com os seus melhores momentos de jogo e por várias vezes ameaçou a equipa forasteira que desgastada terminou por ceder ficando o resultado final fixado em 3-0.
O cinco inicial do Santa Luzia FC foi constituído por Jaques, Tixa, Mariana, Sofia e Danni. Entraram  depois em jogo, Sara, Marina, Maria,Xana e Robalinho

O comentário de Sérgio Carvalho para o Magia do Futsal:
"Recebemos em nossa casa a equipa do Diogo Cão. 
Tínhamos bem presente que o adversário tem uma estratégia, excessivamente, defensiva, que joga todo o tempo com linhas muito baixas, jogando no erro e que parece não ter outra preocupação que não seja a de explorar uma qualquer eventual transição ofensiva. São estratégias e são tão válidas quanto as que eu defino para a minha equipa. São ideias para um campeonato nacional. E não são fáceis de ultrapassar. Essa é que é essa. 
Estes jogos são muito exigentes do ponto de vista da concentração das jogadoras, pois tivemos valores de posse de bola muito perto dos 80%, sem que isso se traduzisse, como quase sempre em jogos com características similares, em correspondentes oportunidades de golo. 
Já o sabíamos! É uma história repetida! 
A 1a parte foi jogada, por nós, com extrema paciência, mantendo bem guardada a bola, tentando explorar o facto do Diogo Cão defender todo à zona, na sua maioria do tempo. 
Foi ao chegar perto do intervalo que chegamos ao primeiro golo que veio, assim, repor a devida, e já tardia, justiça no marcador. 
Ao intervalo, clarificamos dois aspectos que deveríamos melhorar/aplicar na 2a parte e com o desenrolar do jogo fomos criando constantes dificuldades ao adversário e, consequentes, oportunidades de golo.

Numa rara vez em que o adversário nos permitiu ganhar a ala/costas, numa paralela, chegamos ao 2-0, permitindo que o jogo estabilizasse e a tranquilidade nos deixasse jogar de forma mais "cirúrgica".
As faltas iam-se acumulando entre as duas equipas, num critério de punição que não tinha relação directa com o jogo e com o seu fair-play. Lá se atingiu rapidamente a 5 falta, que veio a originar dois livres directos na nossa baliza e uma expulsão no adversário.
Bom, e quando jogávamos em superioridade numérica, marcamos mais um excelente golo com um envolvimento colectivo muito bem estruturado.
 Esta foi a história deste encontro. Conseguimos o mais importante que eram os três pontos, não foi um jogo muito bonito de assistir, mas foi o possível face à estratégia das duas equipas."
No próximo Domingo, 20 de Outubro de 2013,  o Santa Luzia FC desloca-se a Gondomar, para às 16 horas, jogar com a EDC Gondomar.



.




13 de outubro de 2013

SANTA VITORIOSO EM PONTE DA BARCA


"Este jogo conforme eu previ ia ser decidido por detalhes, contra uma equipa organizada e muito bem trabalhada assistimos a um bom jogo de futsal, com uma primeira parte dividida como prova o 0-0 ao intervalo, Na segunda parte fomos mais eficazes na finalização e conseguimos uma vitória difícil mas merecida embora por números algo exagerados. Parabéns ao excelente trabalho que o Pedro está a desenvolver em Ponte da Barca, o futsal de Viana precisa de gente como esta para o desenvolvimento da modalidade."



Em cima o comentário de Manuel Ventura, técnico do Santa Luzia FC sobre o jogo da sua equipa com o Ponte da Barca, realizado no sábado, na segunda jornada do Campeonato de Futsal da AFVC.
Depois da inesperada , mas justa derrota em casa com o ADC Anha, em Monserrate, no primeiro jogo do Campeonato, os jogadores de Manuel Ventura sabiam que tal não poderia voltar a acontecer.
O Santa Luzia FC , entrou em campo com Aimar, Peres, Pedro, Lipe e Freitas, no entanto , apesar do jogo estar a ser muito disputado a verdade é que nenhuma das equipas conseguiu ascendente sobre a outro e tanto foi assim que o marcador registava ao intervalo 0-0.
Na segunda parte o decurso dos acontecimentos saiu do guião inicial e o Santa Luzia FC , conseguiu ser bem mais eficaz nas suas acções ofensivas chegando à vantagem de três golos.
O Ponte da Barca não desistiu do jogo e conseguiu reduzir a vantagem marcando um golo e lançando o guarda redes avançado numa estratégia que não surtiu o efeito desejado , porque o Santa Luzia FC conseguiu , sem grandes sobressaltos, na intercepção de passes efectuados pela equipa adversária colocar a bola no fundo da sua baliza por mais duas vezes, fixando o resultado final em 1-5.
Marcaram: Lipe (2), Xona, Tony e Rampas.
No dia 19 de Outubro, ás 18 horas, o Santa Luzia FC recebe ,no Pavilhão de Monserrate , o ACRD Ambos-os-Rios. 


  

11 de outubro de 2013

AD PONTE DA BARCA X SANTA LUZIA FC

12 de Outubro 2013, 18 horas, Pavilhão Municipal de Ponte da Barca

A antevisão do técnico Manuel Ventura:


"O nosso próximo adversário é uma equipa organizada e de qualidade, por isso esperamos um jogo disputado e difícil. Estou convencido que o jogo será decidido por pormenores  e por isso espero que a minha equipa seja aquela que cometa menos erros e possamos sair da posição desconfortável que é o ultimo lugar."






CONVOCADOS

 Aimar, João, Pedro, Tony, Lipe, Chico, Freitas, Xona, Mic, Rampas, Peres, João Santos

SANTA LUZIA FC X DIOGO CÃO


Sábado , 12 de Outubro 2013, 16 horas,  Pavilhão de Monserrate

Na 3ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal Feminino o Santa Luzia FC vai receber em Monserrate a equipa de Vila Real , Diogo Cão.
Sérgio Carvalho
Fique com os comentários de Sérgio Carvalho e de Marina Peixoto, técnico e jogadora do Santa Luzia FC.
"Temos mais um grande desafio este fim-de-semana.
Vamos receber em nossa casa a equipa do Diogo Cão que, como nós, tenta garantir o seu “lugar ao sol” neste campeonato nacional.
Prevemos um jogo emotivo, entre duas equipas que têm por meta somar o maior número de pontos possíveis e que permita efectuar um campeonato, minimamente, tranquilo.
A equipa do Diogo Cão na última semana já esteve mais perto de conseguir um resultado satisfatório e, portanto, nós estamos a dedicar internamente muita atenção à forma como estamos a abordar o jogo.
Todos os que estamos envolvidos neste campeonato nacional sabemos que não há adversários que sejam fáceis de combater. O que me parece é que há, de facto, equipas que pela sua estabilidade de planteis nos últimos anos, porque cultivam um espírito ganhador nas suas associações, também, há vários anos e porque, pela referida estabilidade dos planteis, têm modelos de jogo mais consolidados do que outras equipas.
Mas tudo teve um início, tudo teve um projecto inicial, tudo teve uma linha de orientação estratégica até se atingirem os actuais patamares qualitativos.
Vamos tentar retomar esta semana a prática de um futsal competitivo, um futsal de qualidade.
Que seja mais um jogo onde o Futsal Feminino saia devidamente valorizado.”
Marina ( por Nuno Monteiro)

"Apesar da jornada passada não ter sido como esperávamos, esse episódio foi encerrado e em nada afetou o nosso trabalho durante a semana. Este sábado iremos defrontar o Diogo Cão onde esperamos um jogo difícil, como todos serão esta época, no entanto iremos manter o nosso modelo de jogo e levar o nosso coletivo, qualidade, vontade e atitude até ao pavilhão de Monserrate para fazer cumprir o nosso objetivo: a vitória. 
Afinal o êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito."

PARABÉNS PISKO!


7 de outubro de 2013

SANTA LUZIA FC INICIA CAMPEONATO COM O PÉ ESQUERDO


Os adeptos de futsal que compuseram o Pavilhão de Monserrate, no passado sábado, ás 18 horas , para assistirem ao jogo Santa Luzia FC e ADC Anha, a contar para o Campeonato Distrital de Futsal da AFVC não deram o seu tempo por perdido, pois apesar do resultado final desnivelado, 2-6,  o jogo foi muito disputado.
A equipa visitante esteve sempre em vantagem, organizada e com vontade, saiupara o intervalo a ganhar por duas bolas.
No regresso, o Santa Luzia FC , no seu melhor momento na partida, igualou o resultado, mas por pouco tempo, porque o Anha, contra a corrente do jogo, num ressalto, sem piedade , obtém de novo a vantagem.
Manuel Ventura, lança imediatamente o guarda redes avançado, que não funcionou como previsto, porque o Anha, consegue quase imediatamente alargar a vantagem , que consolida até o resultado final. 
O comentário de Manuel Ventura:

"Este jogo serviu para avaliarmos a capacidade desta equipa que é diferente da época passada. A conclusão a que chegamos todos é que ainda temos um longo e difícil caminho a percorrer para atingirmos os nossos objectivos que são bem claros e assumidos por todos- ganhar todas as competições em que estamos inseridos.Perdemos este jogo porque o adversário foi superior, mas não perdemos mais do que um jogo por muito que custe a muita gente. Com maior ou menor dificuldade vamos juntos conseguir muitas e saborosas vitórias"

SANTA LUZIA INSUFICIENTE PARA VERMOIM DEMOLIDOR Q.B.


O jogo do Santa Luzia FC, sábado, ás 16.30h , no Pavilhão de " Terras de Vermom" , com a equipa da casa, como parece ser um "dejá vu" , não lhe correu de feição.
Sem prejuízo do enorme valor daquela equipa, e da inteligente  abordagem ao jogo efectuada por Francisco Paiva, a verdade é que o Santa Luzia FC se tem muito que queixar de si próprio e conformar-se com o resultado dilatado que registou o marcador no final do jogo.
Com uma primeira parte muito pobre em termos de desenvolvimento do jogo individual e colectivo, o Santa Luzia FC não soube contrariar o Vermoim , que sem grande dificuldade, se aproximava, com sucesso , junto da sua baliza. 
Tanto assim é, que quase sempre da mesma maneira, e por cinco vezes , as jogadoras do Vermoim , fizeram o gosto ao pé. 5-0 era o resultado ao intervalo.
Na segunda parte , o rendimento do Santa Luzia FC ainda que não tivesse tido um grande incremento, permitiu que o jogo não fosse tão desequilibrado, e assim o resultado final ficou fixado em 7-0. Resultado justo e adequado  ao que se passou em campo.
O comentário do técnico Sérgio Carvalho: "Mais uma vez, com o adversário do costume, a equipa muda de comportamento passando do 80 (passado recente) para o 8 (este jogo).
As camisolas importam! As camisolas pertubam! As camisolas limitam movimentos e tomadas de decisão! Já não devia acontecer, mas acontece!
Enquanto eu não for capaz de resolver esta questão mental às minhas jogadoras, nunca estaremos à altura de disputar jogos deste nível.
Por muito que custe ouvir, por muito que custe reconhecer, esta é a realidade dos factos.
A minha equipa trabalha muito, e bem, nos treinos; a minha equipa tem feito jogos de elevado nível de rendimento, mas por motivos que eu hei-de resolver - custe o que custar, todos em conjunto - iremos ser capazes de perceber, tratar e ultrapassar esta fobia. Quando defrontamos o Vermoim, tudo se transforma, tudo fica mais difícil. Este é um problema de bloqueio mental. Puro e simples.
É o que me diz a experiência dos quatro jogos que já realizei com o Vermoim, enquanto treinador do Santa Luzia.
Pouco há a dizer sobre este jogo. O Vermoim foi, claramente, superior, claramente um justo vencedor.
Tudo o resto será dissecado internamente e as minhas jogadoras vão perceber que se já ultrapassamos, juntos, várias outras fobias, vários outros "bloqueios" também vamos ultrapassar esta e conseguir, um dia, jogar com o Vermoim "olhos nos olhos". Faz parte do processo de crescimento, faz parte do processo de adaptação a um campeonato nacional onde todos os fins de semana encontramos adversários fantásticos. 
A nossa equipa é muito nova, com pouca experiência de competições exigentes do ponto de vista competitivo, mas é certo que já conseguimos, muito recentemente, resultados muito satisfatórios e isso dá muita confiança para o futuro.
Nós treinadores queremos, quase sempre, resultados imediatos mas temos que saber e "fazer saber à equipa" que só um trabalho sistematizado e com linhas de orientação permitirá atingirmos patamares de excelência.
Tem de ser. Ponto final.
Parabéns ao Vermoim pelo excelente desempenho que tem, e sempre teve, no futsal feminino."

Rosa, guarda redes do Santa Luzia FC deixou o seguinte comentário:" O Santa Luzia não entrou da melhor forma no jogo, faltou-nos a atitude que tivemos na primeira jornada.Durante a semana trabalhamos motivadas e confiantes que tudo faríamos para contrariar o favoritismo do adversário. Não correu como queríamos e vamos  continuar a trabalhar para melhorar jogo a jogo."


No próximo sábado , o Santa Luzia FC recebe , no Pavilhão de Monserrate , ás 16 horas, o Diogo Cão, equipa oriunda de Vila Real.

4 de outubro de 2013

MONSERRATE AO RUBRO


O pontapé de saída do Campeonato Distrital de Futsal da AFVC ocorre para o Santa Luzia FC , amanhã, 5 de Outubro de 2013, ás 18 horas, no Pavilhão de Monserrate , com jogo em que o coloca perante umas das formações mais fortes do nosso distrito, ADC Anha.
A referida formação, esta época dirigida por Pira, técnico experiente com provas dadas, costuma ser  um adversário difícil de superar pela sua organização ,ainda que o saldo de resultados positivos seja claramente favorável à turma de Manuel Ventura.   
Com uma equipa com muitas caras novas de qualidade ,que vieram reforçar o núcleo duro que transitou da época passada em que o Santa Luzia FC realizou uma campanha perto do incólume , está tudo apontado para que os auri negros continuem na mesma trilha  de sucesso.
E essa  parece  ser  a linha de pensamento de Manuel Ventura que, convocando Aimar, Benjamim, Pedro Jorge, Peres, Chico,Tony, Xona, João, Rampas, Pedro, sobre a partida, diz:


"Este é o jogo que marca o inicio da nova época e logo contra uma das equipas que pratica um futsal organizado e com princípios de jogo bem definidos.Espero um bom jogo , muito disputado. Nós temos vindo a trabalhar com o intuito de consolidar a nossa ideia de jogo, temos de assumir como objectivo para este confronto a vitoria.Tudo iremos fazer o para conseguir".





Estão reunidos todos os pressupostos para um excelente fim de tarde de futsal para quem gosta desta modalidade fantástica.
                                              
  VEM APOIAR A TUA  EQUIPA!

!

2 de outubro de 2013

FC Vermoim x Santa Luzia FC-Antevisão


"Não basta dar  passos que nos devem levar um dia ao objectivo, cada passo deve ser ele próprio um objectivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante"-Goethe.

No dia 5 de Outubro de 2013, ás 16.30 h,  o Santa Luzia FC vai deslocar-se a Vermoim  para  no Pavilhão "Terras de Vermoim" defrontar o FC Vermoim em mais um jogo a contar para a 2ª Jornada , Zona Norte  , do Campeonato Nacional de Futsal Feminino .
Sérgio Carvalho, técnico principal do Santa Luzia FC , satisfeito com o rendimento demonstrado pelo plantel até ao momento  diz o seguinte sobre o jogo:
Sérgio Carvalho
 “Entraremos para a segunda jornada do campeonato com uma confiança muito grande no nosso desempenho, resultante da excelente prestação que tivemos no fim de semana passado e resultante, também, do empenho que o plantel tem manifestado nas unidades de treino até ao momento.
Estou muito confiante na nossa resposta para contrariar o modelo de jogo do Vermoim, que tem características diferentes das do nosso último adversário e de quase todas as equipas da nossa série. É uma equipa muito veloz e eficaz  nas transicções e tem jogadoras cujas tomadas de decisão são de extrema qualidade.
A experiência competitiva é um factor relevante na equipa do Vermoim o que faz que, mesmo nos dias em que as coisas “não estão a sair” como o desejado, os erros sejam poucos, uma vez que a maturidade compensa um menor grau de desempenho momentâneo.
Nós, felizmente, já estamos a trabalhar muito bem as tomadas de decisão, no aspecto defensivo, mas temos que melhorar imenso no aspecto ofensivo, nomeadamente, ao nível da taxa de eficácia na finalização. Estamos esta semana a incidir muito neste aspecto para tentar, em tempo útil, melhorar este vector.
A mim compete-me preparar a minha equipa para discutir/anular os pontos fortes do Vermoim, apresentá-los exaustivamente às minhas jogadoras, e sensibilizar internamente que um jogo é, apenas, um jogo e que os três pontos em disputa valem o mesmo independentemente do adversário; o Vermoim é um adversário de muita qualidade, mas é tão só um dos vários, com qualidade, que encontraremos pela frente este ano e que se queremos chegar ao final da competição num lugar que nos permita dizer que o dever foi cumprido, então, temos mesmo que querer discutir os jogos na sua plenitude com qualquer adversário. O respeito que temos pelos adversários, que é sempre muito, não pode ser factor impeditivo de prestações de qualidade da nossa parte. O jogo tem de ser assumido, o modelo de jogo tem de ser implementado na quadra e no fim de cada jogo faremos as contas e a devida avaliação. É por aqui o nosso caminho!
Termino desejando que o pavilhão do Vermoim apresente, como habitualmente, um número elevado de adeptos de futsal, pois estes ambientes motivam todos quantos estão dentro da quadra a desempenhar as suas funções.”

Maria Rodrigues # 3( por Nuno Monteiro)
Maria Rodrigues ,a jovem e talentosa capitã do Santa Luzia FC fez a seguinte antevisão da jornada:" O Santa Luzia FC é o "underdog" desta competição porque assim dita a história e o palmarés do futsal do nosso distrito. Também é verdade que no Santa Luzia se trabalha muito.Toda a estrutura do clube realiza um trabalho constante, sistematizado e analítico que não se esgota nos treinos e nos jogos. Sendo essa a nossa realidade, com serenidade e como diz o nosso treinador " olhos nos olhos" defrontaremos o excelente conjunto do Vermoim, tendo sempre em vista a vitória  da nossa equipa. É para isso que vamos trabalhar, desfrutando sempre"